Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Londrina institui o mês de maio para ações sobre a saúde mental materna

20 jan 2023 às 11:14
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Marcelo Belinati divulgou a Lei Municipal nº 1.3464/2022, que instituiu o mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. 


A ideia é estimular ações de conscientização ao cuidado e à promoção da saúde mental materna, por meio de palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo. Essa ação surgiu em Curitiba (PR), em 2021, e já existe em 23 estados brasileiros.



Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% das grávidas e 13% das puérperas no mundo apresentam um transtorno mental, sendo que a depressão pós-parto pode atingir de 10 a 20% das puérperas.


No Brasil, em cada quatro mulheres, mais de uma apresenta sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê segundo o estudo Factors associated with postpartum depressive symptomatology in Brazil: The Birth in Brazil National Research Study, 2011/2012, realizado pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). 


“Essa é uma iniciativa muito bonita, porque muitas mulheres apresentam sintomas de depressão depois do nascimento de seus bebês e ter uma rede de apoio e orientação é muito importante para ajudá-las. Orientei as mulheres do grupo Maio Furta-Cor Saúde Mental Importa a buscarem a formalização para que outras pessoas também conheçam essa causa”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

Outras notícias

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Prefeito de Cambé é hospitalizado após acidente de trânsito causado por mal-estar

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu


Além disso, de acordo com as estimativas do World Maternal Mental Health Day (WMMHD), sete em cada 10 mulheres ocultam ou minimizam os sintomas de problemas mentais ou de falta de bem-estar durante a gestação e o período do puerpério. 


Isso faz com que as mulheres corram o risco de não serem diagnosticadas quando em estado negativo de bem-estar, perdendo assim a oportunidade de identificar situações de ansiedade, estresse, depressão e outros problemas.


A psicóloga que trouxe a campanha Maio Furta-cor para a cidade de Londrina, em 2022, Ana Carolina Di Georgi, explicou que, atualmente, cerca de 15 a 20 mulheres integram o grupo londrinense. Elas reúnem-se em espaços como o SESC Cadeião, para rodas de conversa e palestras, e trocam informações em grupos de WhatsApp. 


“Somos um grupo de mulheres-mães, de diversas profissões, que viu a importância de conversar sobre a desconstrução da maternidade idealizada e a saúde mental das mães. Justamente por conversarmos com outras mães, nas portas das escolas, percebemos que temos muitas similaridades de vivência, de sentir a maternidade de forma solitária, de percebemos que nas propagandas e filmes tudo é muito idealizado e que a nossa realidade é outra, que além de mãe, somos mulheres, esposas e profissionais. A gente sentia a necessidade de falar sobre isso, mas não encontrava espaço, daí surgiu a necessidade de a gente trazer para Londrina e debatermos sobre isso”, explicou.


Para ela, com a sanção e divulgação da Lei Municipal nº 1.3464/2022 mais pessoas terão acesso à informação e começarão a pensar sobre o isso. “Esse é o nosso desejo: que isso seja fomentado na sociedade não só com as mães, porque elas são as primeiras a ouvir, mas que os pais e as outras pessoas que nunca tinham pensando nessa possibilidade de sofrimento, reflitam sobre isso”, considerou Di Georgi.


A escolha pelo mês de maio deu-se por este comemorar o Dia das Mães, tornando, assim, mais propensa a conversa sobre os temas relacionados à maternidade e suas consequências. Já o nome Furta-cor foi o selecionado porque a tonalidade varia de acordo com o feixe de luz que recebe, não tendo uma cor absoluta para o observador. Dessa maneira, a Furta-cor é semelhante à maternidade, que apresenta um espectro singular para cada mulher.


Saiba Mais – As gestantes, puérperas e mães que se interessarem pelo assunto podem buscar mais informações nas redes sociais e no site https://www.maiofurtacor.com.br/.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Cidade

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.