Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Londrina recebe primeiro consultório do Psicólogos Sem Fronteiras do Brasil

Movimento humanitário independente com foco na saúde mental oferecerá atendimento psicoterapêutico gratuito para a comunidade do Jardim União da Vitória
06 set 2024 às 15:39
Por: Assessoria de Imprensa

Londrina é a primeira cidade brasileira a receber um consultório do movimento Psicólogos Sem Fronteiras (PSF). A unidade vai funcionar no Jardim União da Vitória, na Zona Sul, e contará com uma psicóloga voluntária que irá atender de segunda à sexta, presencialmente no período da tarde. A inauguração do espaço, que está localizado na Rua dos Cozinheiros, 952, será na próxima terça-feira (10), às 15 horas.


O espaço no Jardim União da Vitória é o primeiro consultório oficial do PSF no Brasil e vai funcionar dentro da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, que já realiza atendimento psicossocial no bairro para pessoas idosas e suas famílias. 


A psicóloga Rosa Alves de Lima será a responsável pelas sessões e pelo encaminhamento de casos graves para o serviço público. Um detalhe interessante é o fato de Rosa ser moradora do Jardim União da Vitória e conhecer bem a realidade da população local.


Os atendimentos são gratuitos e já há uma fila de espera de 35 pessoas para participar das sessões de psicoterapia. Os agendamentos serão coordenados pela equipe da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes.


No primeiro encontro, a psicóloga do PSF irá mapear as necessidades dos pacientes para entender a demanda da região e, conforme o andamento das sessões, os pacientes que receberem alta poderão dar lugar a novos pacientes. Não está descartada a possibilidade de mais um voluntário atuar no consultório. 

Outras notícias

Moradores do Conjunto Hernani Moura Lima denunciam mau cheiro em fundo de vale

Obras dos três novos PAMs de Londrina sofrem novo atraso e entrega é prorrogada para 2026

Condutor perde controle e capota veículo na PR-180, entre Cascavel e Juvinópolis


Democratização do acesso à psicoterapia


A iniciativa sem fins lucrativos tem como objetivo democratizar o acesso à psicoterapia. O movimento  Psicólogos Sem Fronteiras começou a se organizar há um ano e meio por iniciativa de um grupo de voluntários focados em levar atendimento psicológico a comunidades onde os aparelhos públicos são escassos.


“A estratégia do PSF é buscar parcerias com instituições públicas e privadas e empresas para acessar as comunidades e oferecer sessões regulares de psicoterapia”, explica a porta-voz e assessora de comunicação Gabriela Pifer.


Ela destaca que o movimento deriva do trabalho do Instituto Brasileiro de Integração Social, que também atua no Nordeste do Brasil, a exemplo do Município de São José de Ribamar, no Maranhão, onde psicólogos voluntários já atenderam cerca de 7 mil pessoas em parceria com  a Prefeitura.

Missão Rio Grande do Sul


Londrina está na rota de outra missão do PSF. No dia 13 de setembro, um grupo de cinco voluntários chega à cidade para participar de uma reunião estratégica antes de partir para o Rio Grande do Sul, onde atuarão no atendimento psicológico de moradores das cidades de Porto Alegre e Canoas, neste momento de pós-enchente. 


O grupo será coordenado pelo professor Roderlei Nagib Goes - londrinense radicado em Brasília - e contará com uma psicóloga da Paraíba e outros três acadêmicos de Brasília que cursam o último período de Psicologia.


No sábado, 14 de setembro, a partir das 10 horas, o grupo se encontrará no Hotel Golden Blue em Londrina para uma reunião estratégica que definirá os objetivos da missão, que permanecerá no Rio Grande do Sul de 16 a 24 de setembro. Eles também receberão um kit com o uniforme do PSF e material de apoio para a missão gaúcha, que tem ajuda financeira de cinco empresas patrocinadoras.


Sobre o movimento Psicólogos Sem Fronteiras


A ideia do movimento Psicólogos Sem Fronteiras nasceu dentro do Instituto Brasileiro de Integração Social, que há anos atua no campo da saúde mental em parceria com o Grupo Estância, uma rede de clínicas que atua em todo o país.


O PSF é um movimento humanitário independente, com foco na saúde mental e a missão de estar dentro das comunidades brasileiras, oferecendo atendimento psicoterapêutico, além de produzir informações sobre análise do comportamento.


Seus profissionais interagem com o poder público e, também, com as universidades, para a produção de artigos científicos, com o objetivo de criar ferramentas que melhorem os atendimentos, especialmente em situações de crise, como a recente tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.


Além de estar dentro das comunidades, o PSF também quer atuar em empresas, na promoção da saúde mental de colaboradores. Outra frente é a expansão do atendimento virtual gratuito, que conta com o trabalho voluntário de psicólogos Brasil afora. 


A grande vantagem de ser um voluntário do Psicólogos Sem Fronteiras é participar ativamente do cuidado com a saúde mental das pessoas, além de poder contribuir com a ciência e viver a experiência de sair do consultório para conhecer e atuar em diferentes realidades.


Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Cidade
Imagem de destaque

Tradição japonesa: Voluntários da ACEL produzem 650 quilos de Moti para o Ano-Novo em Londrina

Cidade

Arquidiocese de Londrina celebra o encerramento do Jubileu da Esperança neste sábado

Cidade

Galvão Bueno recebe alta médica da Santa Casa de Londrina após internação por pneumonia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem alerta vermelho para onda de calor com riscos à saúde até segunda-feira

Cidade
Cascavel e região

Idosa de 74 anos é resgatada após ser exposta ao sol como "castigo" em Cascavel

Paraná
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa quatro feridos graves em Palmeira

Tarobá Cidade Londrina
Londrina e região

Londrina figura entre as maiores economias do país, mas renda per capita preocupa

Cidade
Londrina e região

Caso Raphaelle Proferis completa um ano sem desfecho judicial; família cobra júri popular

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.