Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Londrina registra novas duas mortes por Síndrome Respiratória na última semana

Foram dois idosos que faleceram entre os dias 28 e 30 de junho
03 jul 2025 às 07:31
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quarta-feira (2), o boletim atualizado com informações sobre Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Londrina. O município registrou duas novas mortes. O levantamento semanal é disponibilizado na página oficial da SMS no Instagram e traz o panorama dos atendimentos, casos confirmados, óbitos e outras informações relevantes sobre as síndromes respiratórias.


Além dos óbitos no período de 22 a 28 de junho, Londrina registrou 32 notificações de SRAG. Em comparação com o boletim anterior, houve redução nos casos entre adultos, de 29 para 18, e pequeno aumento entre o público infantil, de 13 para 14.


Desde o início do ano, a cidade acumula 90 óbitos por SRAG, com os dois novos casos positivos para influenza. Um paciente de 78 anos, do sexo masculino, faleceu no dia 28 de junho. A outra morte confirmada foi de paciente do sexo masculino, que faleceu em 30 de junho, aos 99 anos.

A taxa de positividade viral entre os pacientes com SRAG registrou queda, passando de 64,7% na semana anterior para 34,5%. Os vírus de maior prevalência no período são o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), adenovírus e rinovírus.


Com relação aos atendimentos registrados nos serviços de urgência da rede municipal de saúde, na última semana, 2.401 pacientes passaram pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI). Destes, 1.010 apresentavam síndromes gripais, o que corresponde a 42,06% do total de atendimentos.

Outras notícias

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul


Quanto aos pacientes das demais faixas etárias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sabará e Centro-Oeste, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Branco e Pronto Atendimento do Leonor, União da Vitória e Maria Cecília somaram 12.529 atendimentos. Desse total, 2.755 casos foram de síndromes gripais, equivalentes a 21,98% do total.


Para a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, a queda de casos de síndromes gripais e SRAG está sendo observada e monitorada, mas ainda não representa uma tendência, já que o inverno é a época do ano mais propícia para circulação dos vírus respiratórios. “Ainda é muito cedo para falarmos em reduções, pois ainda estamos no período sazonal das infecções respiratórias. Além disso, em relação à vacinação, atingimos 50% de cobertura, mas ainda estamos muito aquém do preconizado, que é 90%. Para começarmos a ter um pouco mais de tranquilidade, essa cobertura teria que chegar a pelo menos 70%”, reforçou.


A vacinação contra gripe, disponível em todas as UBSs da área urbana e rural de Londrina, está sendo realizada em toda população com idade mínima de seis meses. Os dados apurados até 30 de junho indicam que o município aplicou 169.209 doses.


Considerando o principal público-alvo da campanha, composto por idosos (56,99%), gestantes (24,84%) e crianças menores de seis anos (32,32%), a taxa de cobertura está em 50,04%. Para ampliar a cobertura, a SMS prossegue com diversas estratégias, como a ampliação do horário de atendimento em cinco UBSs de diferentes regiões da cidade, e os pontos de vacinação extramuros.


Além da vacinação contra o vírus influenza, que inclui a proteção contra H1N1, a diretora de Vigilância em Saúde da SMS citou outras atitudes simples que contribuem para a prevenção contra a gripe e demais infecções respiratórias. “Algumas medidas que a população deve manter são as etiquetas respiratórias que sempre reforçamos, incluindo o uso de máscara para sintomáticos, que são as pessoas com suspeita dessas doenças. Outras medidas são a lavagem das mãos, uso de álcool em gel, e evitar ambientes aglomerados ou fechados quando estiver com sintomas respiratórios, principalmente as pessoas vulneráveis, crianças, idosos e imunocomprometidos”, elencou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade
Imagem de destaque

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Cidade

Londrina substitui totens por câmeras com IA e integra monitoramento público e privado

Cidade

Funcionárias terceirizadas do HU protestam contra atraso salarial e falta de benefícios

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.