A ministra Gleisi Hoffmann e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, chegaram neste sábado (8) à região de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, acompanhados do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. A equipe desembarcou no início da tarde no aeroporto de Cascavel e, em seguida, seguiu para o município mais afetado pelo tornado que devastou a cidade na noite de sexta-feira (7).
No mesmo voo, também chegaram ao Estado equipes da Defesa Civil Nacional especializadas em socorro, ajuda humanitária e reconstrução, que atuarão em conjunto com as autoridades locais e estaduais. A missão tem como objetivo avaliar os danos, prestar assistência às famílias atingidas e iniciar o planejamento para a reconstrução da infraestrutura destruída.
De acordo com o governo federal, a ação é uma resposta imediata à determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ordenou o envio de todos os recursos necessários para apoiar as vítimas e restabelecer os serviços essenciais na cidade.