A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina anunciou novas medidas para reforçar o combate à dengue com a aplicação de veneno em escolas e unidades de saúde da zona sul, que estarão fechadas durante o Carnaval.
A partir desta quarta-feira (14), será realizado ainda um mutirão no Jardim União da Vitória com o uso de caminhões. Nesta segunda e terça, agentes de endemias passarão pelas casas orientando a população sobre a ação. O bairro é possui o maior índice de pessoas com sintomas da doença. Após o primeiro ciclo do fumacê, com cinco aplicações, a secretaria percebeu uma redução no número de casos nos bairros, onde o veneno já foi utilizado.
Com essa estatística, vai ser iniciado um segundo ciclo, mas é preciso lembrar que essa medida é eficiente no combate ao mosquito adulto. Por isso, a população deve ficar atenta e eliminar os locais onde possam estar os ovos. O número de casos de dengue na região vem crescendo.
A Secretária Estadual de Saúde (SESA) já considera situação de epidemia em Londrina, Cambé e Rolândia. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, que segue um modelo estatístico diferente do estado, ainda não considera situação epidêmica, mas de atenção. Conforme o último boletim, mais uma morte pela doença foi confirmada, agora são dois óbitos. De janeiro até agora, a cidade teve 5412 notificações da doença, com 1106 confirmados, 1168 descartados, e 3138 ainda em análise.