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NOVIDADE: Setor de Alvará terá atendimento estendido para o dia todo em Cascavel

Contribuintes poderão otimizar os atendimentos por meio de aplicativo de mensagem. ITBI também terá número exclusivo
21 out 2024 às 08:45
Por: Portal Tarobá
- Foto: Secom

A Secretaria de Finanças de Cascavel adota uma novidade para otimizar os atendimentos aos contribuintes e melhorar a experiência do cidadão. A partir de terça-feira (22), o Setor de Cadastro de Alvará terá o  atendimento via aplicativo de mensagens, pelo número (45) 99116-4223 do WhatsApp. 


Com isso, o atendimento que até então acontece até às 12h, passará a ser estendido para o dia todo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. 


Dentre os serviços que poderão ser realizados pelas mensagens estão:
orientações gerais quanto a como realizar consultas e andamento de processos; baixar ou anexar documentos em processos digitais de pessoa fisica e/ou jurídica; como protocolar solicitações; orientações quanto às normas legais para obtenção de licenças para funcionamento; orientações e pesquisas de extrato de débitos/emissão de guias/parcelamentos; detalhes de como obter liberação de acesso ao sistema e demais orientações relacionadas à licença para funcionamento. 

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A secretária da pasta, Simoni Soares, explica que o contato por ligação telefônica será suprimido pela mensagem de WhatsApp. “A medida surge como uma alternativa para ampliação no horário do atendimento aos contribuintes sem comprometer as demais atividades do setor, cuja maior demanda vem de empresários e contadores, que dependem da celeridade das informações para a solução. Outra necessidade é atender às reclamações em relação ao congestionamento da linha no setor, impedindo que muitos consigam realizar o contato quando tem necessidade; a agilidade no envio/recebimento de documentos e, consequentemente, nas liberações do Alvará, também é um fator considerado para essa mudança”, detalha. 


Atualmente, a Sefin recebe uma média de 70 ligações por dia, cerca de 30 atendimentos presenciais e 50 e-mails. Com as mensagens, o objetivo é dar mais celeridade aos processos de alvará.


ITBI 


Ainda seguindo a linha de dar mais dinamismo aos atendimentos realizados pela Secretaria de Finanças, a partir de terça-feira (21) o Setor de ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) também terá disponível um número exclusivo para atendimento com o contribuinte via WhatsApp (apenas mensagem) pelo número (45) 99112-4078. O serviço ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, mesmo horário que já é praticado atualmente. 


Os contribuintes poderão acionar os serviços referentes a orientações sobre documentos, procedimentos, prazos, isenção, imunidade e não incidência. Hoje é algo que tem sido realizado em grande parte por atendimento telefônico, o que também impacta negativamente na qualidade do atendimento presencial. Pelo Whatsapp, a ideia é dar mais celeridade aos atendimentos.  


O setor de ITBI recebe uma média de 30 atendimentos telefônicos diários, que poderão ser otimizados, pelas mensagens de texto, visto que o contribuinte não precisará esperar desocupar uma linha para o contato.

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