Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

OAB Cascavel reforça alerta sobre o golpe do falso advogado

28 jun 2024 às 12:18
Por: Portal Tarobá
Foto: OAB Cascavel

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), em campanha permanente contra crimes cibernéticos, reforça o alerta à população sobre o golpe do falso advogado. Este tipo de fraude, que vem crescendo em todo o Brasil, voltou a registrar picos de denúncias na região nas últimas semanas. A atenção redobrada é especialmente necessária para quem tem ações judiciais em andamento, pois a tentativa de estelionato ocorre em todas as áreas do direito. Reconhecer um golpe é fundamental para não se tornar vítima e financiar esse tipo de fraude.


Como os golpistas agem


Os criminosos se passam por advogados ou suas equipes, usando fotos e informações de profissionais disponíveis em sites de escritórios. Alegam que o cliente tem valores a receber de ações judiciais, fornecendo detalhes como número do processo, nomes das partes envolvidas e os valores devidos – todas informações que são acessíveis publicamente em sites dos tribunais. Com dados em mãos, solicitam um PIX para antecipar a liberação de supostos valores de uma ação. Mas é justamente aí que é preciso ter atenção, pois esta não é uma prática usada pelos escritórios de advocacia.


“Escritórios sérios não pedem antecipação de valores por mensagem. Novidades sobre processos são discutidas pessoalmente, então a dica é nunca pagar nada e nem fornecer documentos sem antes esclarecer a dúvida com o escritório”, orienta o ethical hacker Fernando Athayde, da Comissão de Direito Digital da OAB Cascavel, que trabalha com cibersegurança e segurança da informação.


Recentemente, o escritório Honjo e Constantino Advogados Associados foi um dos alvos dos golpistas. O advogado Fábio Moreira Constantino, cuja imagem e informações foram indevidamente utilizadas, alerta para a sofisticação do golpe. 

Outras notícias

Jardineiros reclamam de atraso na instalação de ecoponto na zona sul de Londrina

Jovem de 21 anos fica ferido ao cair de moto na zona sul de Londrina

Caminhão carregado com 38 toneladas de farinha tomba no Trevo Cataratas; pista é liberada


“Eles entram em contato com os clientes, utilizando minha foto e afirmam ser do nosso escritório. Informam que o cliente tem um valor a receber de uma ação e solicitam um depósito para liberar o crédito. Felizmente, nenhum cliente do escritório caiu no golpe até o momento, pois constantemente reforçamos as orientações”, relata. 


Além disso, os valores que os golpistas normalmente pedem e que estão supostamente relacionados à ação não são os reais que ela tem para receber. 


"Isso porque, às vezes o processo está em fase inicial ou fase recursal ainda, então não significa que é o que realmente o cliente tem a receber", reforça dr Fábio Constantino. 


Fique atento


Athayde explica que vários escritórios passaram pelo mesmo problema. Mas muitas vezes os golpistas não clonam o aplicativo; apenas usam a foto da vítima para aplicar o golpe. Coletam informações públicas de websites de escritórios de advocacia, sites dos tribunais, e se passam pelo advogado da vítima. Caso o cliente não esteja bem orientado, pode acabar facilmente fazendo pagamentos indevidos.


Como a utilização fraudulenta de meios para tomar controle de qualquer aplicativo, incluindo o WhatsApp, é uma ação criminosa e deve ser tratada como tal, a OAB Cascavel orienta acionar a polícia e sua capacidade investigativa para encontrar e punir o falsário.


Em caso de ter o nome usado pelos golpistas, a orientação é notificar os contatos, evitando que o falsário cause maiores danos, bem como registrar um Boletim de Ocorrência. Além disso, há um aspecto civil, pois a lesão patrimonial ou moral causada pela invasão deve ser avaliada de acordo. Nesse caso, recomenda-se a assessoria de um advogado para representar as vítimas de crimes cibernéticos.


"Aos advogados, é indispensável manter contato regular com clientes, informando sobre esses golpes. Comunicações devem ser pessoais ou por número pré-definido. Aos clientes, sempre orientamos verificar com o advogado, de preferência pessoalmente, sobre custas e adiantamentos", orienta o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.


De acordo com ele, a entidade se mantém alerta para atualizar e orientar a advocacia e a comunidade.


“É importante saber reconhecer este tipo de golpe e orientar familiares, principalmente idosos, que são mais vulneráveis a este tipo de ação”, finaliza.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel inicia atividades de 2026

Cidade
Imagem de destaque

Morre Sheik Ahmad Mahairi, líder islâmico e cidadão honorário de Londrina

Cidade

Prefeitura realiza maior Promoção Vertical da história aos servidores de Cascavel

Cidade

Sema promove trilha de férias gratuita para crianças no Parque Arthur Thomas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na zona oeste de Londrina reclamam de mau cheiro na água

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.