Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Operação Saturação foca no combate ao crime e acolhimento de pessoas em situação de rua

04 ago 2023 às 07:57
Por: Portal Tarobá

Após pedidos de comerciantes e pessoas que se sentem intimidadas com abordagens feitas em estabelecimentos comerciais e em via pública por pessoas em situação de rua, o prefeito Leonaldo Paranhos solicitou às forças de segurança um reforço nas operações em espaços que concentram esse público. Por conta disso, foi iniciada nesta quinta-feira (3) a Operação Saturação, que tem como foco combater crimes como tráfico de drogas e, também, acolher pessoas em situação de rua. “O Município tem programas específicos para atender essas pessoas”, destaca Paranhos.

 

Os detalhes da operação foram apresentados na tarde de hoje na Prefeitura de Cascavel. O major Cícero Tenório, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), destaca que será uma ação tanto preventiva quanto repressiva. “No meio deles, infelizmente, nós já tivemos pessoas com passagem, pessoas que vieram de outras cidades, até do Paraguai, com prisões reiteradas, mandados de prisão. Fizemos vários flagrantes na área central”, destaca.

 

Somente neste ano, foram detidas nove pessoas por tráfico de drogas e que estavam se passando por moradores em situação de rua.

Outras notícias

Cirurgia inovadora devolve movimentos das pernas à pequena Íris em Londrina

Mutirão retira 250 caminhões de entulho e PEV do Vista Bela é limpo após 11 dias

Hallel retorna a Londrina após seis anos com encontro de fé e música

 

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, reforça a campanha “A melhor doação é ajudar quem está nas ruas a sair delas”. Cascavel possui uma estrutura de acolhimento que é referência nacional, com uma equipe de abordagem 24h que oferece atendimento a essas pessoas. O telefone (45) 98431-6376 está disponível o tempo todo para atender aos chamados. A Casa Pop tem capacidade de receber 80 pessoas de forma simultânea. Além disso, a Secretaria de Assistência Social (Seaso) possui convênio com o Albergue Noturno que disponibiliza mais 50 vagas.

 

Hudson ressalta que, além do acolhimento voluntário, existe também o internamento voluntário.

 

“Quando o cidadão está numa condição em que ele não tem mais discernimento para decidir sobre sua vida e está colocando a vida de terceiros em risco, nós vamos até o local e, através de um relatório social, encaminhamos também para a política de saúde, e um médico faz o relatório técnico e, se for favorável, nós acionamos a Sesd [Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher, e Políticas sobre Drogas] para o internamento”, afirma.

 

Muitos moradores em situação de rua são oriundos de outras cidades. Desde o início do ano, passaram pelas ruas de Cascavel 3.086 pessoas diferentes, o que representou 53 mil atendimentos. Quando a Seaso detecta que a pessoa é de outro Município, entra em contato com a família e disponibiliza passagem para que ela retorne à sua cidade de origem.

 

De acordo com o secretário Misael Junior, da Sesd, atualmente existem 23 pessoas internadas de forma involuntária e outras 25 acolhidas por vontade própria. “Temos feito acolhimento tanto de forma voluntária quanto involuntária. Temos uma rede de saúde mental coordenada pela Secretaria de Saúde, e os pedidos são diretos nas UBSs, que fazem os cadastros”, relata.

 

Uma das preocupações, segundo o secretário de Segurança Pública Pedro Fernandes, é a quantidade de adolescentes, inclusive do sexo feminino, vendendo ou utilizando entorpecentes. “Alguma coisa está faltando antes, porque quando chega na questão da segurança é porque já a família não está participando, a escola não está participando, uma série de segmentos está faltando”, observa.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Assistência Social faz mutirão de entrega do cartão Comida Boa neste sábado

Cidade
Imagem de destaque

Idoso morre após acidente de bicicleta motorizada na zona norte de Londrina

Cidade

Com capacidade para atender 16 mil cidadãos, Prefeitura inaugura nova USF Santa Felicidade

Cidade

Londrina terá pré-carnaval gratuito com Orquestra Ouro Verde e brasilidades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora quer acabar com validade dos créditos do transporte coletivo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Bebê de sete meses morre após possível engasgo durante amamentação em Londrina

Cidade
Londrina e região

Pais denunciam falta de itens em kits escolares e uniformes incompletos em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Motorista de caminhão é preso após manter esposa refém e estuprá-la

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anula licitação de capina e roçagem em prédios públicos

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Podcast Pulpor Talks | EP 1 | Dos Palcos à Periferia: A Cultura de Londrina | Marcão Kareca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.