O Paraná se une nesta terça-feira (23) em uma mobilização simbólica e urgente: a Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra a mulher. O ato ocorre simultaneamente em 173 municípios do estado, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Laranjeiras do Sul e Guarapuava — onde o movimento tem um significado ainda mais forte, em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 22 de julho de 2018.
Em Guarapuava, a concentração ocorre na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro, no Centro. A data marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 19.873. Em 2023, o ato foi representado por dezenas de cruzes no Parque do Lago, cada uma simbolizando um feminicídio já registrado no ano.
Neste ano, a adesão ao evento cresceu 80% em relação a 2024. A Polícia Militar reforça o convite para a participação popular, com o uso de roupas brancas como símbolo de paz e respeito à vida. A ação visa alertar sobre comportamentos abusivos que antecedem a violência extrema, como controle, chantagem, ameaças e isolamento.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo Disque 180, Disque 181, Patrulha Maria da Penha ou Delegacias da Mulher.