Em pouco mais de um mês, um dos cartões postais e espaços naturais mais tradicionais de Londrina já contou com 30 mil visitantes passeando e prestigiando o local. Trata-se do Parque Municipal Arthur Thomas, que foi amplamente revitalizado pela Prefeitura e reaberto ao público, em 5 de dezembro de 2025, após mais de um ano fechado. A grande movimentação destaca a importância histórica do equipamento público para a cidade, que voltou a usufruir de seus vários atrativos no ano em que celebrou 91 anos.
Reformado, o parque agora é novamente protagonista como referência de lazer gratuito, em grande área natural preservada, para as famílias londrinenses e turistas de várias cidades. O endereço é rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul, próximo à avenida Dez de Dezembro.
A retomada é marcada pelo clima familiar e elogios recebidos quanto à qualidade da estrutura oferecida. No final de 2025, o Parque Arthur Thomas ficou aberto todos os dias, inclusive nos períodos de Natal e Ano Novo, e foi mais uma opção de passeio nos feriados, recessos e fins de semana.
Somente no primeiro domingo de atividades, durante o evento “De volta ao Parque”, realizado em 7 de dezembro passado, foram cerca de 6 mil presentes. A programação, viabilizada com suporte de instituições parceiras da Sema, proporcionou uma tarde com várias ações para crianças e adultos terem contato com a natureza e curtirem momentos agradáveis de descanso.
Com muitas pessoas ainda em férias escolares e de trabalho, a média diária vem sendo de 500 visitantes por dia, de terça a sexta-feira. O ápice do movimento ocorre aos fins de semana, quando 5 mil pessoas, aproximadamente, circulam pelo parque. O domingo tem sido o dia mais intenso, com cerca de 3 mil visitantes, enquanto o sábado costuma receber até 2 mil pessoas. O único dia de fechamento ocorre na segunda-feira.
Segundo o gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, João Paulo Dias, a avaliação quanto ao público presente nessa retomada do Parque Arthur Thomas é bastante positiva, trazendo diversidade de perfil entre os visitantes. “O cenário é de muitas famílias, casais, amigos, jovens, crianças, grupos organizados frequentando o parque. Muitas pessoas já queriam visitar o local mesmo durante sua reforma, a procura tem sido muito boa e há pessoas ligando para se informar e saber mais sobre o funcionamento. O resultado é favorável”, comentou.
Já a professora que atua na mesma gerência da Sema, Daniele da Costa, mencionou que a população, de forma geral, está elogiando o Parque Arthur Thomas em suas vivências e contato com o espaço. “O que mais escutamos é que o parque está muito bonito e organizado, esse tipo de retorno é recorrente. Dois dos pontos mais elogiados são o mirante e a Cachoeira Beija-Flor. Sempre recebemos pessoas de fora da cidade e muita gente que está visitando nunca tinha vindo antes, ou não visitava há mais de 10, 15 anos. São relatos comuns e que nos animam. Todo mundo é bem-vindo para conhecer ou redescobrir este lugar”, destacou.
Trilha de férias – Para os pequenos que estão em período de férias escolares, a Sema preparou uma atividade especial que irá ocorrer de 21 a 23 de janeiro. O evento “Aventura na Natureza: férias no parque” terá agenda gratuita das 14h às 17h, incluindo trilha guiada, oficina com elementos naturais e piquenique em família.
Será necessário fazer inscrição antecipada e as vagas são limitadas. Mais informações ainda nesta semana pelos canais oficiais da Prefeitura, incluindo o perfil @semalondrina no Instagram.
Trilhas guiadas – De forma permanente, a Sema desenvolve o projeto “Descobrindo o Parque”, por meio do qual o público pode realizar trilhas guiadas por profissionais. Podem participar da ação grupos escolares, de idosos, empresas e instituições.
Os agendamentos são feitos por formulário on-line, bastando preencher alguns campos com as informações solicitadas. Após finalizado o pedido, a equipe de Educação Ambiental da Sema entra em contato para realizar o agendamento. As trilhas ocorrem de terça a sexta-feira, com capacidade para até dois grupos atendidos em cada período do dia. Mais informações pelo telefone (43) 3372-4768 (ligações e WhatsApp).
Segundo a assessora do setor de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, mesmo no período de férias escolares existem pedidos em andamento, e a procura aumenta quando o ano letivo começa. “O projeto ‘Descobrindo o Parque’ foi retomado desde a reabertura da unidade ao público, sendo um atrativo por permitir que muitas pessoas conheçam o local ou voltem para ver como ficou após a reforma. Já estamos recebendo alguns grupos neste mês e temos vários grupos agendados a partir de fevereiro”, informou.
Sobre o parque – Considerado o “coração verde” de Londrina, o Parque Arthur Thomas, fundado em 1975, ocupa área aproximada de 85 hectares preservados de Mata Atlântica. Desde 1994, é reconhecido como Unidade de Conservação e um dos únicos remanescentes de área florestal de grande porte na zona urbana de Londrina.
Há apenas 3km de distância da região central, o parque é um espaço para a prática de esportes, realização de pesquisas, lazer e contemplação, e sua delimitação também favorece a segurança dos usuários locais e turistas, conservação e preservação ambiental da fauna e da flora lá existentes. Possui mais de uma centena de espécies de árvores, entre nativas e exóticas, e animais de diversas espécies, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes.
O parque oferece trilhas de caminhada, lago com barragem, áreas de contemplação e lazer e mirante para cachoeira. Todos os ambientes foram revitalizados pela Prefeitura de Londrina ao longo de 2025.