Parte das equipes da Polícia Civil do Paraná deflagrou paralisação em manifestação ao reajuste proposto pelo governo do estado nesta semana. Em Curitiba, algumas equipes estão paralisadas. Em Londrina, o grupo se concentrou em frente à 10ª Subdivisão Policial, mas não houve paralisação.
Os policiais civis estão insatisfeitos com o projeto do plano de carreira e salários apresentados na Assembleia Legislativa do Paraná e reivindicam mudanças no texto.
A categoria alega que os agentes sofrerão com o acúmulo de funções e peças salariais, já que as correções serão progressivas conforme o tempo de carreira. Em nota, o governo explica que "No topo da carreira o salário saíra de R$ 11 mil para R$ 22 mil em 2026, um aumento de 100%. Do meio da carreira até o final dela os aumentos vão variar entre 32% e 81%. Além desses percentuais, ao longo do processo de reestruturação, que começou em 2022, a categoria já recebeu 9% de aumento, em média. "
Sobre a fusão de cargos de investigador e escrivão para agente de polícia judiciária, o governo explica que a jornada de trabalho continua a mesma, com 40 horas semanais.