Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Poliambulatório reforça atendimento a casos de dengue em Foz do Iguaçu

17 mar 2023 às 12:51
Por: Portal Tarobá

Devido à alta demanda de casos suspeitos de dengue na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Foz do Iguaçu reforçou o atendimento a esses pacientes no Poliambulatório do Porto Meira, onde serão monitoradas as situações que requerem mais atenção, a partir desta quinta-feira (16). Os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde. 


A estrutura do Poliambulatório irá abrigar a Unidade Padre Ítalo 24h, por ter um espaço mais amplo e que comportará também equipes do laboratório da rede municipal de saúde, uma vez que os casos de tipo B exigem um monitoramento diário dos pacientes. Lá também serão atendidos outros casos clínicos que eram assistidos na Padre Ítalo, que terá o espaço fechado de forma temporária. 


“Firmamos essa parceria com a Sociedade Nossa Senhora Aparecida para que o Poliambulatório seja referência ao monitoramento dos casos de dengue tipo B encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde”, afirma o prefeito Chico Brasileiro. 


Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde visa desafogar as duas Unidades de Pronto Atendimento, uma vez que, atualmente, cerca de 200 atendimentos diários são para o monitoramento dos casos tipo B. “O Poliambulatório terá um espaço adequado para esse monitoramento. Já temos uma escala de profissionais de laboratório que irão trabalhar conosco e um local para a hidratação desses pacientes”, explica a secretária municipal de Saúde, Rose Mari da Rosa. 


A diretora de Atenção Primária à Saúde, Marcia Batista, reforça que os atendimentos que eram feitos na Unidade Padre Ítalo seguirão normalmente. “Estaremos com toda a equipe atuando no Poliambulatório 24h para fazer esse reforço necessário neste momento de epidemia, com um espaço mais amplo”. 

Outras notícias

Moradores denunciam abandono em campo de futebol de bairro da zona norte

Carro cai em ribanceira na PR-170 e deixa quatro feridos; criança é um deles

UEL divulga resultados da 2ª convocação do vestibular nesta terça-feira


A secretária Rose Mari da Rosa ressalta ainda que os pacientes com sintomas da doença devem, sempre, procurar primeiramente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. “Temos uma procura muito grande nas UPAs de pessoas com sintomas leves, que poderiam buscar uma UBS. Isso acaba aumentando o tempo de espera nas UPAs e gerando insatisfação. Precisamos do apoio de toda a população neste momento”, destaca.

 

Organização 


Os pacientes com dengue tipo B que necessitam de encaminhamento serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Aqueles que moram nas regiões Leste (região do Morumbi), Oeste (área central) e Sul (região do Porto Meira), serão encaminhados ao Poliambulatório. Já os que residem na região Nordeste (região de Três Lagoas) e Norte (Vila A, Porto Belo e outros bairros), serão encaminhados para a UPA Samek, no Jardim das Palmeiras. 


Horário das UBS 


A partir desta quinta-feira, quatro UBS (Vila Yolanda, Morumbi III, São João e Profilurb II) que estavam com horário estendido até as 22h e aos sábados voltam ao atendimento normal. “Não tivemos procura suficiente nas unidades para justificar a mudança, então voltaremos ao horário normal e somaremos os esforços das equipes ao atendimento no Poliambulatório”, pontua Rose da Rosa. A Unidade do Cidade Nova segue com o horário estendido.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

CEEP Castaldi oferece cursos técnicos em Londrina; inscrições terminam nesta quarta

Cidade
Imagem de destaque

Residência em Oftalmologia do Hoftalon registra aumento de 20% na procura para 2026

Cidade

Câmeras registram invasão e furto em residência no Jardim Continental

Cidade

Após perseguição, PRF prende caminhoneiro embriagado na BR-373, em Coronel Vivida

Mais Lidas

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada morta e companheiro é preso por feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Você vai morrer na pancada": áudios de ameaças reforçam suspeita de feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é preso por suspeita de estupro de vulnerável contra adolescente de 13 anos

Cidade
Londrina e região

Motorista morre soterrado por carga de areia em acidente na PR-538 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.