Termina nesta terça-feira (17) o prazo para a realização da limpeza de terrenos particulares em Londrina. A partir desta quarta-feira (18), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai iniciar a fiscalização dos espaços e vai multar quem não tiver com o serviço em dia.
As notificações já foram enviadas aos donos dos terrenos com mato alto e publicadas no Jornal Oficial do Município no dia 4 de janeiro. Caso a roçagem tiver que ser feita pelo Poder Público, será cobrado R$ 0,54 para cada metro quadrado realizado e uma taxa de 10% sobre o valor dos serviços.
“Aquele proprietário que não pagar, vai para dívida ativa. Um terreno de mais ou menos 250 metros quadrados fica em torno de R$ 700. É uma conta salgada”, disse o diretor de operações da CMTU, Álvaro Nascimento.
Londrina tem cerca de 40 mil terrenos particulares. Uma empresa terceirizada contratada pela CMTU promove este tipo de atividade. Além de contrariar as obrigações legais, os proprietários que deixam de efetuar a manutenção de seus terrenos ajudam na proliferação de roedores, de animais peçonhentos e de mosquitos, como o Aedes Aegypti, escorpião, cobras, que são vetores de diversas doenças.
A CMTU informou que vizinhos de terrenos com mato alto podem registrar denúncias da irregularidade através do número 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.