O documentário “Lumière! A Aventura Continua”, dirigido por Thierry Frémaux, marca a retomada das sessões de cinema no Cine Teatro Ouro Verde após o período de recesso. As exibições acontecem nessa quarta-feira (11), às 16h e 19h30, com ingressos a R$ 20 (inteira) e direito à meia-entrada para estudantes, professores, idosos, doadores regulares de sangue e servidores públicos, entre outras categorias.
Com 105 minutos de duração, o longa apresenta uma seleção de mais de cem filmes produzidos pelos Irmãos Lumière, pioneiros do cinema e inventores do cinematógrafo, entre 1895 e 1905. Todas as imagens foram restauradas. Frémaux, que também é diretor do Festival de Cannes, aprofunda a história da invenção da sétima arte, dando continuidade ao sucesso de “Lumière! A Aventura Começa”, lançado anteriormente.
Segundo Erasmo Cambuí de Melo Filho, novo chefe da Divisão de Cinema e Vídeo da Casa da Cultura UEL, a escolha do filme dialoga com a curadoria 2026, que prioriza obras ligadas às humanidades, angústias, conquistas e reflexões contemporâneas. Ele destaca ainda o aumento da oferta de títulos em formato digital, incluindo produções premiadas em festivais nacionais e internacionais.
Outra novidade é o estudo para a aquisição de um novo projetor digital para o Ouro Verde, substituindo o atual equipamento, em uso desde 2017. “A obsolescência dos equipamentos digitais é muito rápida. Estamos avaliando a viabilidade ao longo do ano”, afirmou Melo Filho.
Em 2025, o Cine Teatro Ouro Verde realizou 260 sessões de cinema, recebendo mais de 2,1 mil espectadores. O destaque de público foi o filme iraniano “Meu Bolo Favorito”, o mais assistido do ano.