Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Reduzir fila de 57 mil pessoas a espera de casa própria será desafio para novo presidente da Cohab

21 out 2022 às 10:12
Por: Portal Tarobá
- Prefeitura de Londrina

Com um fila de 57 mil pessoas a espera de uma casa popular em Londrina, o advogado Bruno Ubiratan assume, nesta sexta-feira (21), a presidência da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD). Ubiratan deixa o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), onde era presidente desde 2018. 


O nome do advogado foi aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, conforme prevê o estatuto, e publicado em diário oficial do município. 

Ao assumir o cargo na Cohab, Ubiratan terá como principal desafio reduzir o tamanho da fila de pessoas que aguardam por casas populares e também fazer a regularização fundiária que é esperada por muitos moradores. 

"Os desafios começam agora. Pretendemos baixar essa demanda da população de baixa renda, criar projetos e buscar investimentos, tanto do governo do estado como também do governo federal, para diminuir essa fila, são 57 mil pessoas esperando pela casa própria. Além disso, vamos fazer a regularização fundiária que é tão necessária", disse o presidente da Cohab. 


De acordo com a prefeitura, o cadastro da Companhia de Habitação foi atualizado recentemente. Dessas 57 mil pessoas na fila, 7 mil é a demanda de pessoas que realmente necessitam de um imóvel porque estão morando precariamente ou em espaços provisórios.

Outras notícias

Procon lança cartilha para orientar consumidores na volta às aulas

Médicos de todo o país disputam vagas para residência em Oftalmologia em Londrina

Polícia Civil faz balanço das ações realizadas em 2024 em Cascavel


Além de criar projetos para reduzir o número de pessoas que aguardam por uma casa, Bruno Ubiratan também terá como desafio diminuir problemas com invasões, como o residencial Flores do Campo. 


"É um caso jurídico, a população que está lá não está sendo atendida, não tem recursos básicos. Precisamos também procurar entender o caso e criar uma solução, buscando parcerias para resolver essa questão", enfatizou Bruno Ubiratan. 


BALANÇO NA CODEL


O advogado londrinense assumiu o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) em maio de 2018 com algumas missões definidas pelo prefeito Marcelo Belinati na época, como desenhar um perfil econômico mais robusto para a cidade, desfazer a antiga crença de que Londrina teria vocação exclusiva para o setor de serviços e articular com a sociedade organizada projetos consistentes para a economia regional. 


Depois de quatro anos e sete meses, o projeto organizado pela Codel atraiu ou ajudar a ampliar unidades de grandes empresas na cidade, como a Tata TCS, JMacedo, Schindler Atlas, BRF Sadia Perdigão, o grupo Magazine Luiza, a francesa Atos Brasil, além do crescimento da quantidade de startups em ascensão.


De acordo com a prefeitura, considerando as empresas que buscaram incentivo na Codel, nos últimos anos foram gerados cerca de 6.500 novos postos de trabalho, mais de R$1 bilhão em investimentos, além de outros dez mil empregos diretos e indireto, esperados para quando se efetivar a construção e implantação completa da Cidade Industrial de Londrina.


"A prioridade do prefeito era tirar do papel a Cidade Industrial e conseguimos. Todos os projetos estão prontos e, no dia 7 de novembro, teremos a abertura dos envelopes e as obras começam ainda neste ano. Temos uma característica industrial, recebemos muitos investimentos, recebemos centros administrativos, mais de 2.200 empregos foram gerados. Mantivemos a Garcia na nossa cidade, entregamos o TecnoCentro. Hoje, o Natal virou uma referência, recebemos milhares de pessoas de fora de Londrina, fortalecendo o comércio, restaurantes, hotéis, bares. Saio com o dever cumprido e levo a experiência no setor público para a Cohab. Precisamos entregar projetos para ajudar as pessoas que precisam de uma moradia", concluiu Bruno Ubiratan. 


No lugar de Ubiratan vai assumir o ex-deputado Alex Canziani. O nome dele foi anunciado oficialmente pela prefeitura nesta sexta-feira. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Sargento Norbiato detalha acidente em que viatura da PM tombou em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Jovem é assaltada em ponto de ônibus por dois homens em uma moto na zona norte

Cidade

Após batida, viatura da Polícia Militar tomba na Avenida Brasil em Cascavel

Cidade

Internauta pede ajuda para encontrar carro furtado em Cascavel, câmera registra ação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Secretário diz que orçamento da cidade é insuficiente e será necessário aporte financeiro

Brasil e mundo
Londrina e região

Vídeo: sucuri morre atropelada e dezenas de filhotes ficam espalhados em rodovia

Cidade
Londrina e região

Pai de adolescente morta conta como foi acidente causado por menino de 12 anos

Cidade
Londrina e região

PRF resgata três adolescentes que foram deixadas às margens da BR-369, em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Veja o momento da execução do apenado em frente a Prefeitura de Cascavel

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP16 - Itamir Viola e Marcos VonBorstel 06-12-24

PITCH

Podcast - FILL - EP15 - Felipe Costa 06-12-24

Podcast - FILL - EP14 - Flavia Frutos e Victor Cunha 06-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.