Secretaria Municipal de Saúde divulga o resultado do primeiro Liraa de 2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou, na manhã desta sexta-feira (19), o resultado do primeiro Liraa 2024. Ainda nesta oportunidade, a secretaria vai apresentar caminhonetes que vão ser utilizadas para a aplicação do fumacê na cidade.
Segundo a prefeitura, Londrina está em estado de alerta na análise de risco de infecção do Aedes Aegypt. A zona leste se destaca como a região com o maior índice predial nos dados entomológicos, com 5,08%, ficando em risco.
A região oeste com 2,90%, a região sul com 3,41%, região norte com 2,81% e a região central com 2,90% estão em alerta, segundo o levantamento. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o índice aceitável, seria abaixo do 1%.
De acordo com o levantamento, os maiores criadouros do mosquito são bebedouros de animais, vaso de plantas e água de chuva armazenada, sendo 84% dos casos localizado.
Com a aplicação, ciclos de utilização já estão sendo planejados com intervalos de três a cinco dias. A pausa é necessária para o fumacê não ser nocivo aos seres humanos e animais.