A Secretaria do Ambiente de Londrina (Sema) anunciou, nesta terça-feira (17), que a casa de passagem dos indígenas Kaingang mudará de local. O novo endereço já existe e deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano.
Atualmente, o abrigo fica localizado no Centro Cultural Kaingang, às margens da Avenida Dez de Dezembro. Segundo a diretora de bem-estar animal da Sema, Esther Romero Jandre, o espaço será revitalizado e sediará apenas o centro cultural.
“Ali é uma área de preservação permanente. Há um córrego e temos também a proximidade com o Parque Arthur Thomas. A remoção dos índios será para que eles vivam a cultura deles de forma mais adequada", disse Jandre.
Conforme a diretora, tudo está sendo discutido por uma comissão formada pela administração municipal e a Câmara de Vereadores, juntamente com os indígenas. “Já está com a Procuradoria para a realização da formalização dessa mudança”, finalizou.
Hoje, nos arredores da casa de passagemn são encontrados diversos barracos, que além de não possuirem condições sanitárias adequadas, já foram alvos de incêndio e local do atropelamento de um índio. Frequentemente, animais que pertenceriam aos indígenas acabam invadindo a pista da avenida.