O local onde seria o Teatro Municipal de Londrina, localizado na Avenida Martiniano do Valle Filho, na zona leste de Londrina, tem preocupado cada vez mais os moradores da região.
Quem passa pelo local avista o esqueleto de concreto deteriorado e inacabado com muita sujeira, bebidas e pessoas em situação de rua.
A construção do Teatro começou em 2013 e foi interrompida em 2014. O valor total era de R$ 80 milhões. Apenas 15% do projeto foi executado e R$ 8,5 milhões aplicados.
O espaço foi projetado para ter 20 mil metros quadrados de área construída e receber os principais festivais e espetáculos de dentro e fora do país, mas até hoje o trabalho não foi retomado.
Em julho, a Guarda Municipal chegou a fazer uma operação para bloquear o acesso ao local, depois que um homem em situação de rua caiu de oito metros de altura. Entretanto, isso não foi o suficiente para que as pessoas continuassem frequentando o espaço, que não possuí grades ou qualquer outro obstáculo.
A situação tem preocupado entidades da cidade. O Rotary Clube, por exemplo, propôs a construção de uma Escola de Belas Artes. A Secretaria de Obras informou que é necessária uma adequação do projeto com custos possíveis de serem executados para conseguir captar recursos do governo estadual e federal. Isso depende do entendimento com o projetista, mas até agora não aconteceu.
Em nota, a Prefeitura informou que faz a limpeza do local com frequência. No entanto, o espaço do teatro é invadido constantemente. Foram colocadas telas de proteção, mas que foram furtadas.