Os trabalhadores de uma empresa terceirizada responsável pela limpeza dos prédios públicos em Londrina realizaram uma manifestação na tarde de terça-feira (11). Essa situação não é novidade, pois no mês passado, funcionários da mesma companhia já haviam protestado contra o atraso no pagamento dos salários e do vale-alimentação.
Uma nova manifestação está acontecendo na manhã desta quarta-feira (12), novamente em frente à prefeitura, ao menos 12 funcionários participam da manifestação, ao todo a empresa Plural Multi Services possuí 100 funcionários que atendem à prefeitura.
Uma das funcionárias da empresa, chamada Lessandra, relatou que não conseguiu comprar o material escolar para seus filhos devido aos atrasos nos pagamentos. Segundo ela, a empresa havia prometido efetuar o pagamento na tarde de segunda-feira, mas até o momento isso não ocorreu.
De acordo com outras funcionárias, a empresa estaria coagindo os trabalhadores, o que fez com que muitos tivessem medo de participar da manifestação.
O sindicato informou que a empresa Plural Multi Services já foi notificada, assim como a prefeitura de Londrina. Em nota, a prefeitura esclareceu que a empresa presta serviços ao município desde 1° de junho de 2023 e atua em todas as secretarias, exceto na de Saúde.
Ainda segundo a prefeitura, os repasses para a Plural sempre foram feitos em dia. No entanto, diante dos recorrentes atrasos nos pagamentos aos funcionários, penalidades já foram aplicadas à empresa, incluindo a possibilidade de rescisão contratual e impedimento de participação em novas licitações no setor público.
O edital para a contratação de uma nova empresa já foi autorizado.