Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Uopeccan recebe habilitação para realizar transplante de Rim

06 set 2023 às 11:15
Por: Assessoria

Nesta quarta-feira (6), foi pulicado pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde a Portaria Nº 706, que autoriza a Uopeccan a iniciar seus serviços de transplante de Rim.


De acordo com a diretora de Serviços de Saúde, Gladys Mari Rodrigues, a Uopeccan buscava essa validação há algum tempo, visto que o hospital já realiza o transplante de fígado e tem toda a estrutura e equipe necessária.


“A Uopeccan já faz transplante de fígado, então, fazer o transplante de rim seria a evolução natural. Nós conseguimos atender todos os requisitos de habilitação, em todos os seus aspectos legais, de estrutura e de equipe multiprofissional”.


Durante todo o período do processo de validação, a Uopeccan seguiu todas as normativas previstas pelo Sistema Nacional de Transplantes. “A estrutura, nossos manuais, equipes e todo o cenário que é necessário foi avaliado pela coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Pontes. Ela veio fazer uma visita in loco e conheceu toda a nossa estrutura e potencial”, ressaltou a diretora.


A notícia tão aguardada pela equipe do hospital, veio em um mês muito especial, o Setembro Verde: sensibilização da doação de órgãos e tecidos.

Outras notícias

Árvore de jamelão vira motivo de vários acidentes na zona norte de Londrina

Após perseguição cinematográfica, GM prende dois homens que furtaram carro de prefeitura

Acidente no centro de Apucarana deixa motociclista ferido nesta tarde


Para o presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz, essa conquista é muito importante para todos, “vamos otimizar a equipe que já temos, tanto de médicos, quanto nossa equipe de captação de órgãos. Então quando eu otimizo a estrutura que eu tenho melhora as condições de manter a instituição. E claro, temos o nosso propósito maior que é beneficiar os pacientes e a comunidade, pessoas que ajudam a instituição, afinal, quanto mais perto esse serviço estiver deles, mais qualidade de vida e garantia de atendimento a tempo, diagnóstico precoce e outros benefícios eles terão”.

Início dos transplantes

Com a publicação da Portaria, agora, a Uopeccan já está apta a fazer os transplantes renais. O próximo passo é a organização de todos os processos dos pacientes que estão na fila, verificar aqueles que tem prioridade e seguir toda a regulamentação de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde).


“Nossa meta é realizar um transplante de rim por semana, mas claro que temos que trabalhar com várias possibilidades, principalmente, o doador de órgãos, fator que determina o número de transplantes a serem realizados”.

Construção da Unidade de Transplantes

A Unidade de Transplantes terá 972,38m² de área a ser reformada e mais 3.692,12m² a ser construída. Ela será edificada onde hoje é o estacionamento dos médicos, na Rua Itaquatiaras, ao lado do hospital. O projeto contempla 5 andares, no térreo, será ampliado o ambulatório com 15 consultórios médicos e ampliação das áreas de espera.


O setor de quimioterapia será readequado, com salas de curta e longa duração e uma área destinada exclusivamente para a oncopediatria. Também haverá um espaço específico para a oferta do café solidário, servido por voluntários no hospital para os pacientes e acompanhantes em espera.


Já no segundo piso, será ampliada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. No terceiro e quarto andar serão alas de internamento, totalizando 46 leitos. Por fim, o quinto andar será um espaço destinado para ampliações no futuro.


Além disso, o espaço também beneficia o aprendizado, com um layout desenvolvido especialmente para receber residentes de cirurgia oncológica e oncologia clínica, que já fazem parte do dia a dia da instituição, o que representa um avanço em saúde não apenas para os pacientes do hospital, como para todo o estado.


Para a construção, o Governo do Estado destinou ao hospital R$ 17,4 milhões, recursos que contará com contrapartida do hospital. A liberação dos recursos foi assinada no fim de outubro. “É uma alegria imensa poder iniciar essa obra, que abrigará a unidade de transplantes de fígado, rim e pâncreas [que hoje, a Uopeccan busca o credenciamento], com um prazo de 12 meses de entrega para a comunidade de Cascavel, da região Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste do Paraná e, por que não, para todo o Paraná e Brasil? Toda a diretoria está muito otimista e assim espero que a sociedade e a comunidade também estejam recebendo o início desta obra, com 5 pavimentos”, afirma o Presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz. Hoje, 142 pessoas aguardam pelo transplante de fígado no Paraná, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes.

Doações e apoio da comunidade

Embora o Estado seja um parceiro relevante, toda a comunidade e empresários que apoiam a Uopeccan são importantes atores para que a nova unidade saia do planejamento.


Hoje, o hospital conta com diversos contribuintes que participam de campanhas promovidas pelo telemarketing, como ações entre amigos, e também pela captação de recursos.


Além disso, os valores arrecadados durante as campanhas são destinados para a manutenção dos serviços, compra de insumos, medicamentos e muito mais.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carnaval de Londrina terá linha de ônibus especial

Cidade
Imagem de destaque

Homem que assassinou funcionário de farmácia é condenado a 16 anos e seis meses de prisão

Cidade

PRF prende quatro homens acusados de sequestrarem mãe e filha em São Jerônimo da Serra

Cidade

Guarda Municipal mata dois coelhos com uma cajadada só e apreende quase 1500 porções de maconha

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Comércio de rua e shoppings de Londrina mantêm funcionamento normal durante o Carnaval

Cidade
Londrina e região

Motorista envolvido em acidente que matou jovem em Londrina é identificado

Cidade
Londrina e região

Acidente grave entre dois carros mata três pessoas na BR-369

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 23 anos sofre ferimentos graves em colisão na zona sul de Londrina

Blog do Nassif
Londrina e região

Pousada na Ilha do Mel é reconhecida entre as melhores do Brasil

Podcasts

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

Podcast Café Com Edu Granado | EP 50 | Mundo da Beleza com Propósito | Gustavo Campassi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.