Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Usina Cultural lança projeto “Ligando Pontos” em parceria com o Governo Federal

Usina Cultural é o primeiro Pontão de Cultura do Paraná.
20 jun 2025 às 20:10
Por: Assessoria de Imprensa
Divulgação

A Usina Cultural de Londrina, primeira vila cultural da cidade, lança na próxima quarta-feira (dia 25), o projeto “Usina Cultural Ligando Pontos”, proposta financiada pelo Governo Cultural, por meio da Política Nacional Cultura Viva (PNCV) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O valor do projeto para 12 meses é de quase R$ 500 mil. O lançamento contará com a palestra, às 20h, “Juventude e Diversidades na Cena Cultural”, com Ursula Boreal, produtora cultural.


Ursula Boreal é travesti não binária, cientista social, produtora cultural, mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Antes da palestra, às 19h15, haverá confraternização com comidinhas e afeto. A atividade é gratuita, mas os interessados devem fazer a inscrição pelo Sympla neste link.


O presidente da Usina Cultural, Alex Lima, afirma que o “Ligando Pontos” marca uma nova etapa na trajetória da vila, fundada no início dos anos 2000. “A pandemia de Covid-19 deixou um vácuo na produção cultural londrinense e desde 2023, a nova diretoria está empenhada em reestruturar o espaço. Temos muitas novidades para a comunidade londrinense”, afirma Lima. “Além do Ligando Pontos, estamos finalizando a construção de um novo palco, as reformas do piso da entrada, da fachada, do banheiro e a construção de um banheiro acessível.”


Lima explica que o Pontão da Usina é uma proposta de formação cultural que passa pela valorização da diversidade cultural e das identidades locais, com participação de especialistas e líderes culturais. “Teremos a palestra de lançamento do Pontão da Usina, com a Ursula Boreal e estamos com mais três oficinas programadas. Os interessados já podem fazer a inscrição. Tudo é gratuito”, afirma Lima.



Oficinas agendadas

Para marcar o novo momento da Usina Cultural, o diretor de Atividades e Curadoria do Ligando Pontos, Lucas Manfré, informa que três oficinas estão programadas para começar no início de julho. “Realizamos uma pesquisa com profissionais da cultura e das áreas relacionadas a cada uma das atividades, para identificar profissionais qualificados para realização das atividades”, comenta Manfré. Ele reforça que as inscrições são gratuitas e devem ser feita pelo Sympla, no link da Usina.

Outras notícias

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul


A primeira oficina tem início no dia 2 de julho. Trata-se da oficina “Saberes, arte e brincadeiras populares - subsídios para reflexão e aplicação escolar”, que será realizada toda quarta-feira até o final de setembro, sempre das 19h às 22h. São 40 vagas voltadas para educadores e diretores de escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais.


O responsável pela atividade é o professor e artista visual André Camargo Lopes, doutor em História e Sociedade; mestre em História Social. Camargo é pesquisador de metodologias e conteúdos educacionais no ensino de arte; autor das coleções didáticas Novo Pitanguá e Moderna Plus, da Editora Moderna. Como artista visual, atua como fotógrafo, com exposição individual realizada em 2017 "Meu Nome é Saudade".


A segunda oficina começa no dia 5 de julho e será realizada aos sábados, até setembro, sempre das 9h às 11h. Com o título "Patrimônio, identidade e pertencimento pela proposta curricular", a responsável é a mestre em Educação e doutoranda em Educação Eliane Candoti. Na Secretaria Municipal de Educação de Londrina, ela é responsável pela formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na área de História e pelo Projeto Conhecer Londrina - uma proposta de educação patrimonial.


Essa atividade tem 35 vagas voltadas para professores do ensino fundamental e médio, com objetivo de favorecer a identificação e apropriação do patrimônio cultural em um contexto escolar. Além disso, a oficina busca promover a disseminação e o cuidado com os bens culturais.


A terceira oficina começa no dia 7 de julho. “Tecendo Saberes: escola, território e cultura viva” ocorrerá sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h, até o mês de setembro. A responsável pela atividade é Leila Linguanotti, mestra em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Ela atua como docente desde 2009, com experiência em todos os níveis de educação, da infantil à educação de jovens e adultos (EJA).


A atividade propõe uma vivência sensível e reflexiva sobre as relações entre escola, território e cultura popular, com foco na valorização dos saberes tradicionais. Por meio de práticas como bordado em mapas afetivos, poemas visuais e o uso de tintas feitas com terra da cidade, serão exploradas memórias, símbolos e paisagens de Londrina como caminhos possíveis para integrar a cultura local ao fazer pedagógico. Ao todo são 40 vagas voltadas para educadores e diretores de escolas públicas.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade
Imagem de destaque

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Cidade

Londrina substitui totens por câmeras com IA e integra monitoramento público e privado

Cidade

Funcionárias terceirizadas do HU protestam contra atraso salarial e falta de benefícios

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.