Mais de 56% dos moradores de Cambé receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e quase 17%, a segunda. Esses números já trazem resultados positivos entre a população com mais de 60 anos. Em abril, os idosos nessa faixa etária representavam quase 54% das internações por Covid-19, em junho caiu para 27%. Em relação às mortes, o percentual caiu de 77% para 44%.
“A vacinação dá resultado. Antes da vacina, outros métodos que eram alardeados para o combate não surtiam efeitos, porque o número de mortes e internados só aumentava. A vacinação que fez reduzir esses números”, disse o prefeito Conrado Scheller.
Por outro lado, as internações por Covid-19 aumentaram de maio para junho, assim como o número de casos. Foi o segundo mês mais letal depois de março, quando foram registrados 63 óbitos. Para o município, isso reforça a necessidade de manutenção dos cuidados de prevenção junto com uma maior disponibilidade de doses da vacina.
“Só consigo acelerar se eu tiver vacina. A gente quer vacinar de domingo a domingo, então com vacina faremos de uma maneira célere. Acreditamos na ciência”, afirmou Scheller.
O prefeito lembra que o município já teve que suspender a vacinação por causa da falta de doses. Com a promessa da chegada de novas remessas e com mais frequência, a expectativa é melhorar os índices de vacinação, com reflexos na contaminação, nas internações e mortes, o que possibilitaria diminuir gradativamente as restrições.