Esta sexta-feira (18) foi o primeiro dia de aula após a liberação da Prefeitura de Londrina do uso de máscaras para crianças com até 12 anos de idade, seguindo o decreto estadual. Mesmo com a flexibilização, a maioria dos estudantes da Rede Municipal continua utilizando a proteção.
Na Escola Municipal Norman Prochet, por exemplo, crianças foram vistas com o item até mesmo na hora da aula de educação física. Para muitos, utilizar a máscara virou um hábito. "Se eu tiver que tirar a máscara por alguma coisa aqui da escola, eu prefiro não tirar, porque vai que tem alguma pessoa com a covid", declarou o aluno Davi Lopes.
Como o decreto do governo do Estado não trata especificamente do ambiente escolar, o que vale é a regra geral, ou seja, o uso da máscara passa a ser opcional para crianças de até 12 anos, mesmo dentro da sala de aula. Cabe aos pais ou responsáveis a decisão.
A secretária municipal de educação, Maria Tereza de Moraes, reforça que o uso da máscara é muito importante para fazer da escola um ambiente seguro, mas diz que respeita a decisão de cada um. “A gente respeita. Essa é a palavra de ordem em relação as crianças nas escolas”, declarou.
Maria Tereza afirma que apesar da liberação, todos os outros protocolos serão seguidos. "A limpeza, o álcool em gel e o álcool líquido eu espero que nunca mais acabe. A questão de lavar sempre as mãos, da higienização do espaço. Tudo isso continua reforçado durante todo o tempo. O que não existe mais é a obrigatoriedade da máscara apara crianças até 12 anos” afirmou.