Depois de o governo estadual anunciar a desativação de leitos exclusivos para a covid-19 no Hospital Universitário (HU), a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina também estuda redução de leitos no Hospital do Coração.
No fim de maio, a Prefeitura contratou, junto ao Hospital do Coração, 50 leitos de UTI de Covid-19 exclusivos para pacientes do SUS moradores de Londrina. O valor mensal desembolsado pelo Município é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Desde então, o contrato vem sendo renovado e vai vencer nos próximos dias. Segundo o secretário municipal de saúde Felippe Machado, a intenção é renovar o contrato, mas com menos leitos. Ainda está definido quantos leitos serão contratados.
No fim de semana, o governo estadual anunciou a desativação de 45 leitos desativados no HU de Londrina: 10 de UTI adulto, 9 na UTI pediátrica e 26 na enfermaria.
O paraná soma atualmente 2.415 leitos exclusivos – 1.042 uti adulto, 1.271 enfermaria adulto, 44 uti pediátrica e 58 enfermaria pediátrica.
Até 3 de novembro, o governo paranaense pretende desativar 681 leitos, sendo 187 leitos de uti adulto, 21 de uti pediátrica, 438 de enfermaria adulto e 35 de enfermaria pediátrica, o que deve gerar uma economia de R$ 14,2 milhões.
A justificativa das autoridades municipais e estaduais são a redução na taxa de novos casos e da ocupação dos hospitais, além da economia de recursos públicos. Se os números do coronavírus piorarem, a prefeitura de londrina e o governo paranaense prometem agilidade para reativar leitos.