O Pronto-Socorro da Santa Casa de Londrina voltou a receber pacientes nesta segunda-feira (30) após ficar dois dias fechado. O local passou por sanitização depois de sete pacientes serem contaminados por Covid-19. A suspeita é que eles tenham contraído a doença dentro do hospital de dois pacientes assintomáticos, que não apresentam sintomas da doença, que deram entrada na unidade no dia 15 de novembro.
Um deles tinha sido transferido de outro hospital. Segundo o hospital, durante a internação dos dois pacientes foi feita uma busca ativa por pacientes com sintomas respiratórios. A ação é feita, diariamente pela CCIH, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, que então detectou os sintomas nos dois internados.
“Eles foram imediatamente isolados e colhido material para exame, como é protocolo interno para esses casos”, apontam informações da Santa Casa.
Após o diagnóstico positivo, 11 pacientes que haviam tido contato com eles, foram isolados e também testados e sete apresentaram resultado positivo para Covid-19. Todos foram colocados em setores de isolamento.
A Santa Casa informa que as autoridades da área foram avisadas e que todos os pacientes do Centro de Emergência e Trauma e Pronto Socorro foram remanejados. “O setor foi higienizado com uma limpeza terminal. Por limpeza terminal entenda-se lavagem do chão às paredes, como produtos específicos de limpeza hospitalar”, aponta a Santa Casa.
O local voltou a receber pacientes neste domingo (29).