As notificações relacionadas à dengue tem caído semana a semana em Londrina. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que na 14ª semana epidemiológica, há cinco semanas, o município registrou 1.044 notificações relacionadas à doença, caindo para 33, na 17ª semana. O levantamento mostra ainda que na 13ª e na14ª semana epidemiológica, a cidade contabilizava 19 bairros com alta incidência do Aedes, caindo para cinco, na 17ª e 18ª semana.

Para o secretário de Saúde, Felippe Machado, os mutirões de limpeza tem ajudado a reduzir os números na cidade. Desde a partir do dia 21 de março eles se tornaram diários e percorrem várias regiões da cidade. “Foi essencial para que o município observasse, em especial nas últimas três semanas, uma queda considerável nos casos notificados da doença em Londrina. Esta melhora deve ser comemorada, porém sem baixar a guarda”.
Nesta segunda-feira (4), o mutirão de limpeza está no Santiago, região norte, que também possui número elevado do vetor, segundo os dados da secretaria.
“A prefeitura vai continuar fazendo todas estas ações de combate. É fundamental ressaltar a importância do engajamento do cidadão neste processo, pois 90% dos focos do Aedes permanecem dentro das casas e quintais. Por isso, medidas simples e diárias de combate à proliferação do mosquito podem mudar este cenário”, enfatizou.
Números– O novo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na útlima quinta-feira (30), aponta que a cidade contabiliza, do início de 2020 até agora, 33.663 notificações relacionadas à doença, das quais 12.771 foram confirmadas, 4.659 descartadas, e 16.233 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Até o dia 22 de abril, ocorreram 35 óbitos relacionados à dengue, dos quais 19 foram confirmados, quatro descartados e 12 estão em investigação.
(com N.Com)