O Hospital Universitário de Londrina informou no final da manhã desta segunda-feira (8), por meio de nota, a situação dos leitos para tratamento da Covid-19. Na semana passada, a superintendente do HU, Vivian Feijó, fez um alerta que o sistema de saúde está em colapso durante sessão on-line da Câmara Municipal de Londrina.
"A capacidade instalada de leitos do HU-UEL para o COVID está mantida na sua totalidade, com todos os seus leitos exclusivos em operação, sendo 96 de enfermaria, 66 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica", informa a nota.
Nas enfermarias exclusivas a taxa de ocupação dos leitos de internação atual é de 106%. Já a taxa de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva Adulto, exclusivos, é de 109%.
o HU informou que 41 pacientes aguardando uma vaga de UTI adulto.
"Destacamos que temos hoje pacientes de COVID internados em leitos de UTI e de enfermaria não exclusivos para Infecção Humana pelo novo Coronavírus, o que pode comprometer a capacidade técnica do hospital em receber a demanda da rede de urgência e Emergência. Refazemos o apelo à população para que não haja Procura Direta por atendimento no Pronto Socorro do hospital, tendo em vista garantir que todos os pacientes que cheguem ao serviço recebam atendimento seguro, por meio de um fluxo organizado e regulado pelos organismos competentes", orienta.