A Secretaria Municipal de Saúde e uma construtora da cidade recolheram lixo, entulho e materiais deixados por moradores em vários bairros da zona leste. A ação de combate à dengue reuniu ao menos 15 pessoas trabalhando. Eles percorreram diversos terremos e removeram o lixo acumulado.
Um dos locais foi o Jardim Pioneiros, vizinho ao Parque Tauá, área que apresentou índice de infestação de 33% no último Liraa.
Durante a semana, os agentes de endemias fizeram o trabalho de rotina, com varredura e vistoria nas casas, e encontraram mais de 50 focos do mosquito da dengue. Além disso, avisaram os moradores da região sobre o mutirão pedindo que colaborassem deixando os entulhos na calçada.
O mutirões tem objetivo de reduzir os focos do mosquito da dengue e frear o avanço da doença na cidade. O último índice de infestação, divulgado essa semana, foi de 7,9%, o que quer dizer que a cada 100 imóveis visitados pelos agentes de endemias, foram encontrados focos em quase 8. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o índice não seja maior que 1%.