O Hemocentro Regional de Londrina do Hospital Universitário (HU/UEL) começou a coleta de sangue para estudo sobre a Covid-19. Mas o interesse dos pesquisadores é no plasma, um elemento já existente no sangue e responsável pela produção de anticorpos.
O coordenador do Hemocentro do HU-UEL, Fausto Celso Trigo, explica que o Hemocentro integra a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), que desenvolve uma pesquisa sobre o uso de plasma hiperimune no tratamento de pacientes de Covid-19. Ele aponta que os estudos preliminares indicam que o plasma pode atenuar ou melhorar sintomas dos doentes. “Portanto, a utilização do plasma deve ocorrer dentro de um protocolo de estudo,” reforça.
Para ser doador, os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como ter tido Covid-19, no mínimo, há 45 dias e, no máximo, 180 dias; ter entre 18 e 59 anos; não ter recebido transfusão de sangue; não ter sido submetido a ventilação mecânica e respirador; e as mulheres não podem ter tido gestação ou abortamento. Fausto Trigo explica os aspectos técnicos dessas limitações.
Quem cumprir os requisitos da pesquisa, basta entrar em contato com o setor de Captação de Doadores do Hemocentro do HU de Londrina, pelo telefone 3371-2356. O Hemocentro fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, no jardim Tarumã, ao lado do Hospital Universitário, na região leste da cidade.
ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.