Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Curso reforça segurança do sangue utilizado no sistema de saúde

15 ago 2019 às 10:13
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria da Saúde do Paraná e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promovem durante toda essa semana, em Curitiba, um curso de atualização e capacitação sobre as boas práticas no ciclo do sangue, voltado para inspetores de vigilância sanitária. Participam do evento 80 inspetores que atuam nas redes estadual e municipal e 32 inspetores vindos de 17 estados brasileiros.

“A qualidade e a segurança dos hemocomponentes, que são os produtos gerados a partir do sangue, devem ser asseguradas em todo o processo, que tem início na captação de doadores e vai até o monitoramento das possíveis reações que um paciente possa apresentar. Este é o objetivo do curso que sediamos no Paraná”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária da secretaria, Luciane Otaviano de Lima.

Segundo a especialista da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Christiane da Silva Costa, este curso é realizado anualmente em estados diferentes para que haja integração do sistema nacional. “Buscamos o fortalecimento dos serviços de vigilância e a oferta de um produto de excelência para os usuários deste sistema. Tanto o sangue como seus componentes são produtos biológicos que cumprem função terapêutica, e por isso devem estar de acordo com os critérios de segurança e especificação de qualidade”, disse.

Christiane explicou ainda que os hemocomponentes do sangue não têm registro como os medicamentos. Por isso o trabalho da Vigilância Sanitária é importante para assegurar a eficácia e a segurança em todos os processos de doações e transfusões.

PARANÁ - Há 30 anos a Vigilância Sanitária do Paraná implantou o Sistema de Controle Hemoterápica – é o único estado que apresenta este modelo de monitoramento. “Este sistema vem sendo constantemente atualizado com a finalidade de melhoria dos serviços ofertados e hoje fazemos, em tempo real, o acompanhamento e o controle de todas as etapas do ciclo do sangue”, destacou a enfermeira do Setor de Vigilância Sanitária do Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da secretaria, Luciana Aparecida Correa.

Outras notícias

Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

Canetas emagrecedoras podem causar perda severa de massa muscular

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Ela ressaltou que o ciclo do sangue abrange serviços de alta complexidade, em que são realizados processos críticos que devem ser desenvolvidos com critérios de boas práticas e de acordo com a Legislação vigente. As boas práticas incluem ações diárias de controle, inspeção e fiscalização com o foco na menor taxa possível de riscos. “Estamos voltados para o receptor, a pessoa que está lá no hospital e vai receber uma bolsa de sangue com qualidade”, complementou.

A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labre de Souza, também reforçou que o sangue ofertado no Paraná é classificado como seguro.

O Hemepar é vinculado à secretaria estadual da Saúde e mantém 23 unidades no Estado. A rede é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

“Nossas unidades recebem visitas periódicas de Vigilância Sanitária, com aplicação de roteiros de inspeção e fiscalização. Este trabalho integrado no Paraná nos proporciona certificações nacionais e por isso temos a certeza de que nosso processo é seguro”, disse a diretora.


Aen PR

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Ciência e saúde

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Passarela da PR-445 em Cambé é isolada por suspeita de bomba; trânsito é bloqueado

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Roubo de diamantes avaliados em R$ 15 milhões leva à prisão de cinco suspeitos em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre ao bater contra meio-fio após avançar sinal vermelho na Dez de Dezembro

Cidade
Londrina e região

Mãe de suspeito presta depoimento sobre morte de ourives em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.