Uma ação voluntária está colocando os equipamentos de hospitais de Londrina e região em funcionamento. O engenheiro elétrico Lucas Aceno se colocou à disposição para a manutenção de aparelhos que são fundamentais para salvar vida de pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Lucas e o irmão são donos de uma empresa de tecnologia que fornece equipamentos eletrônicos, mas há um mês eles decidiram parar as atividades comerciais, e colocaram toda estrutura e 'know-how", para prestar serviço voluntário na manutenção de utensílios médicos de urgência.
Os equipamentos são importados e por isso é muito difícil encontrar peças de reposição. A solução foi produzir os componentes dentro da empresa. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a síndrome respiratória aguda grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas. Assista a matéria!