O número de casos de dengue tem aumentado na cidade de Cambé. Somente nesta última semana, foram registradas 101 notificações no município.
De agosto de 2021 até agora foram 2.709 casos suspeitos de dengue e 80 confirmados. Nenhum óbito foi registrado nesse período.
O aumento de notificações na última semana chamou a atenção da Secretaria Municipal de Saúde. Antes a cidade costumava ter de 10 a 30.
Os bairros Cambé II, Cristal e o Centro foram os que apresentaram maior incidência da doença.
"Como os agentes de endemia têm encontrado um número de foco que chamou a atenção. Nós tentamos fazer medidas de combate mais eficazes", ressalta a diretora do departamento de Saúde Coletiva, Ana Stutz.
O último Levantamento Rápido de Infestação de Aedes Aegypti foi realizado entre os dias 7 e 12 de março. O índice alcançado foi de 2,3 que é considerado médio risco. A Secretaria Municipal de Saúde fará nesta semana um novo LirAa e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias.
Com isso, a Secretaria deve intensificar as ações de combate à dengue, principalmente os mutirões de limpeza. O objetivo é evitar uma epidemia.
"É muito importante que a população nos ajude e esteja atenta, que olhe seus quintais e que nos comunique caso encontre criadouros que possam ser prejudiciais à comunidade", alerta Ana Stutz.
O trabalho também deve ter como alvo os donos de terrenos vagos com mato alto.
"Todo proprietário de terreno com mato alto em Cambé já está notificado. Quando o fiscal passar pelo terreno novamente haverá multa e na reiscidência o caso é encaminhado ao Ministério Público para que o responsável responda criminalmente por esse ato que não contribui para o combate à dengue", afirma o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.