O Honpar de Arapongas voltou a registrar 100% de ocupação dos leitos Covid-19. Por isso, pacientes estão sendo direcionados para outros hospitais. Além de lidar com a falta de estrutura, o maior desafio da unidade este ano também foi o afastamento de funcionários que testaram positivo para coronavírus.
Adaptação, separação de leitos, alas especiais. A covid-19 fez com que o Honpar se reinventasse para o cuidado com a doença.
O reflexo foi no numero menor de procedimentos. As cirurgias agora são em media 400 por mês. Antes da pandemia, eram cerca de novecentos procedimentos. Já o numero de atendimentos ambulatoriais neste ano foi de 68 mil. As internações em UTI em 2020 chegaram a 3160.
Além de mudar a rotina do hospital para atendimentos, a Covid-19 também mexeu afetou a eficiência do trabalho. 160 dos 680 funcionários já foram positivados para coronavírus. O período mais critico foi entre julho e agosto.
Até quinta feira, todos os leitos estavam ocupados. As finanças do Hospital, assim como os demais da região, tiveram momentos difíceis, mas tudo esta sob controle.
O ano de 2021 vem como uma esperança para a direção do Hospital. A expectativa é que, com a liberação da vacina contra o coronavírus e o inicio da imunização, tudo retorne à normalidade.