O Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas informou nesta terça-feira (8), a suspensão temporária do atendimento de casos de baixa e média complexidade no Pronto Socorro (PS) da unidade de saúde até esta sexta-feira (11). A medida foi tomada depois que um paciente internado no setor testou positivo para a Covid-19.
De acordo com a assessoria do hospital, o paciente foi isolado no eixo Covid-19, e fez-se necessária uma desinfecção geral de todo o PS, necessitando também fazer testes em todos pacientes e colaboradores que tiveram contato com o doente. Os testes serão repetidos em 72 horas e só depois será definida a reabertura. Mas a princípio, o retorno dos atendimentos será na sexta-feira (11), após as 19h.
O documento divulgado informa as medidas foram tomadas entre a diretoria do hospital, secretaria municipal de Saúde, 16ª Regional de Saúde (RS) a partir da confirmação do diagnóstico.
O comunicado divulgado explica que, durante o fechamento do setor, os casos de baixa e média complexidade, deverão ser encaminhadas ao Hospital Irmandade Santa Casa de Arapongas. Durante este período, o Hospital continuará a atender os casos suspeitos e confirmados para COVID-19, conforme a quantidade de leitos pactuados com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.