O Hospital Universitário de Londrina reativou, nesta quarta-feira (02), 20 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Segundo a direção do HU, essa foi uma solicitação da Diretoria de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
A partir da próxima sexta (04), outros 25 serão disponibilizados.
A partir de 02 de dezembro serão reativados:
10 leitos de UTI Covid-19;
10 leitos de Retaguarda Clínica Covid-19.
A partir de 04 de dezembro de 2020 serão reativados:
09 leitos de UTI PEDIÁTRICA Covid-19.
16 leitos de Retaguarda Clínica Covid-19.
A reativação acontece considerando os dados epidemiológicos do coronavírus no município que, embora abaixo da incidência nacional, está em curva ascendente no que se refere ao acumulado de novos confirmados. "Com impacto direto na elevação das taxas de ocupação de leitos COVID no HU/UEL".
LEIA TAMBÉM
SESA reativa mais leitos de UTI para HU
Segundo a direção do HU, a média de ocupação de leitos de UTI COVID no Hospital tem se mantido acima de 92%, assim como, se observa o aumento exponencial da ocupação de leitos de retaguarda clínica COVID. "Isso tem resultado no agravamento da superlotação do Serviço de Urgência e Emergência do HU/UEL, que convive com o desafio de assistir aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pelo SarsCov-2, ao mesmo tempo em que gerencia a porta da Rede de Urgencia e Emergência da sua área de abrangência, pois, o Hospital é referência exclusiva em várias especialidades da média e alta complexidade assistencial", informa o comunicado feito.
A reativação dos 45 leitos é igualmente importante para se garantir condições seguras do ponto de vista da prevenção da disseminação da infecção pelo SarsCov-2 na instituição, que organiza vários fluxos internos de trabalho visando separar os diversos perfis de pacientes COVID (Suspeito, Confirmado, Descartado e Positivo fora do período de transmissão);