O prefeito Marcelo Belinati se manifestou favorável à vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. Nas redes sociais e também em entrevistas, ele afirmou que questões e decisões políticas não deveriam interferir na imunização.
Nas redes sociais, o prefeito afirmou que não vê a hora de vacinar os filhos e ressaltou que países como Estados Unidos Canadá e Austrália já estão vacinando os adolescentes. O posicionamento do prefeito é contrário ao Ministério da Saúde, que recomendou a imunização apenas dos adolescentes com deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade.
De acordo com o prefeito, o Governo Federal precisa rever o posicionamento de maneira rápida. “Eu quero acreditar que isso foi equivoco, alguma informação desencontrada, porque até a área técnica de saúde federal ficou chocada com essa posição. O que a gente quer é vacinar os nossos adolescentes, porque essa é uma angústia muito grande de quem tem filhos nessa faixa etária”, disse.
Em coletiva na manhã desta segunda-feira (20), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse que o Paraná continua seguindo o Plano Nacional de Imunização, mas que em relação aos adolescentes, vai tomar uma decisão conjunta com os secretários municipais para definir os passos de vacinação para este grupo. Municípios como Maringá e Apucarana também são favoráveis a imunização.