Muita gente já tinha se desacostumado a ver rostos sem máscaras. O primeiro dia sem a obrigatoriedade no calçadão de Londrina já foi diferente.
Depois de dois anos de pandemia, o Paraná tornou a máscara opcional em ambientes abertos.
Mesmo com a liberação em ambiente abertos, muita gente optou por continuar com a máscara.
O Sincoval - Sindicato do Comércio Varejista alerta que os lojistas ainda devem exigir o uso dentro dos estabelecimentos.
A entidade entende que é importantes exigir o uso da máscara (tanto pelos consumidores quanto pelos vendedores) para que os clientes se sintam seguros, mas que também por outro lado é necessário ter bom senso.
O sindicato prevê que a população vai passar por um período de adaptação, por isso orienta os comerciantes a não deixarem de receber aqueles que por ventura esquecerem a proteção.
“Se continuarmos severos como estávamos, acaba uma limitação para aquilo que queremos. Temos que informar com segurança que a Covid-19 existe, mas que podemos de alguma forma conviver com ele”, argumenta o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava.
Com a flexibilização, a expectativa é que mais pessoas se sintam encorajadas a sair de casa e que o movimento no comércio aumente, alavancando as vendas.