Nesta noite médicos terceirizados do Hospital Universitário de Cascavel se pronunciaram sobre a falta de pagamento de salários. Eles afirmam que irão paralisar os atendimentos eletivos em forma de protesto.
Eles ainda relataram que receberam a informação da diretoria que não há prazo para o pagamento.
A Secretária de Saúde e a Secretaria da Fazenda iriam efetuar o pagamento do pró-labore das empresas prestadoras de serviços médicos, mas até agora nada.
Confira a nota na íntegra:
"Os médicos terceirizados que prestam serviços no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) informam através desta nota que irão realizar paralisação nos atendimentos eletivos em protesto aos atrasos salariais que têm ocorrido repetidamente nos últimos meses.
O HU é uma instituição de alta complexidade que atende casos referenciados de Cascavel e das cidades que fazem parte da 10ª Regional de Saúdo de Oeste do Paraná.
Atende uma população estimada de mais de 2 milhões de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e presta serviços exclusivos de forma gratuita aos pacientes.
Com o passar dos anos, o HU se modernizou e hoje é referência estadual e até nacional em diversas áreas da Medicina.
Além de assistencial, o hospital atua na formação especializada de futuros médicos, através dos programas de residência médica em diversas especialidades, além de servir de campo de estágio para os alunos do curso de Medicina da Unioeste.O Corpo Clínico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná conta com médicos especialistas nas mais diversas especialidades, selecionados pelas suas competências técnicas e formações especializadas. Atualmente, o corpo clínico do HUOP conta com aproximadamente 187 médicos, sendo 49 docentes da Unioeste, oito concursados e 130 contratados como terceirizados.
O repasse dos salários médicos (honorários) pelos serviços prestados sempre ocorrem de forma regular há mais de 10 anos, porém, no último ano e, em especial, nos últimos meses esse repasse não vem ocorrendo de forma regular, sem uma justificativa aceitável por parte da direção do hospital. Hoje, dia 04 de julho de 2019 recebemos a informação, por parte da direção-geral e financeira, que não há previsão de pagamento dos serviços prestados em Abril de 2019.
Essa paralisação temporária dos atendimentos eletivos irá se manter até o pagamento desses valores aos profissionais envolvidos. Salientamos que todos os médicos alocados em escalas de plantão presencial permanecem atuando no HUOP e os atendimentos de Urgência e Emergência médica serão mantidos normalmente.
Gostaríamos de esclarecer à população que os médicos terceirizados do corpo clínico do HUOP estão reivindicando somente a regularização do pagamento aos serviços prestados e esperam que esse problema seja regularizado o mais breve possível para evitar maiores danos a população cascavelense e toda a região."
Nota: 15622847985d1e92feccb9f.jpg
Leia mais: HU: Médicos terceirizados pretendem reduzir os atendimentos por falta de pagamento