As lojas do comércio de Apucarana vão continuar com o horário de funcionamento ampliado nesta semana, das 9h às 17 horas. A ampliação de duas horas no período de atendimento aconteceu na semana passada, motivada pelos Dia dos Namorados. A decisão de manter o horário ampliado foi tomada no início da tarde do último sábado, dia 13, após reunião entre a Prefeitura, Sindicato do Comércio Varejista (Sivana) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), de Apucarana.
A presidente do Sivana, Aída Assunção, revela que a decisão é baseada em dados técnicos e também no comprometimento dos lojistas em cumprirem as medidas de prevenção estabelecidas pelo Município. “O lojista apucaranense está comprometido em cumprir as normas repassadas pela Saúde de Apucarana, usando máscara, respeitando o distanciamento, disponibilizando álcool gel 70%, entre outras ações”, afirma.
Aumento de casos
A decisão foi tomada mesmo com aumento de casos de Covid-19 na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, em 20 dias, o número de confirmações aumentou 75% no município. Em 26 de maio, Apucarana tinha 48 registros da doença e agora soma 84 resultados positivos para o novo coronavírus, conforme o último boletim divulgado neste domingo (14). No último sábado, a cidade registrou o maior número de registros de Covid-19 em um dia: 11. Também no sábado, o município confirmou a 5ª morte provocada pela doença, de um homem de 63 anos.
A prefeitura vem reiterando a necessidade da população colaborar no enfrentamento à Covid-19, principalmente fazendo o uso de máscaras. O município também vem ampliando a fiscalização e a orientação, com instalação de barreiras sanitárias em parques públicos e com o reforço no trabalho junto ao setor produtivo do município, principalmente após a reabertura do comércio na cidade de São Paulo. Apucarana tem forte relação comercial com a capital paulista, que tem a maior quantidade de casos da doença no país.
(Redação com informações de TNOnline)