A Secretaria de Saúde de Cascavel tem ao todo 2.323 vínculos de trabalho com profissionais da saúde. Desde o agravamento da pandemia a Prefeitura convocou mais 217 trabalhadores da área, mas apenas 83 foram contratados, 38% do total. O município tem encontrado dificuldades para preencher todas as vagas e tem feitos chamamentos subsequentes, com pouca adesão dos convocados.
Das convocações realizadas durante a pandemia os profissionais mais solicitados são: Médicos. 91 foram convocados. Mas apenas 17 compareceram. É a menor taxa de comparecimento, 18%. Dos 61 técnicos em enfermagem, 37 foram contratados. 60% de comparecimento, a maior entre os mais convocados. E a saúde também chamou 20 enfermeiros e 10 aceitaram o trabalho. 50% de aceitação.
Os profissionais convocados foram aprovados em concursos públicos já realizados e ainda dentro do prazo de validade. A realização de novos concursos está descartada no momento, mas a Prefeitura estuda fazer testes seletivos com a dispensa de prova, para suprir a carência de profissionais.
Além do baixo comparecimento, o executivo enfrenta ainda o afastamento de centenas de profissionais da saúde. Cerca de 200 servidores estão afastados por serem de grupos de risco da COVID 19, entre eles 24 médicos. E outros 156 estão afastados por atestado médico, principalmente por infecção pelo coronavírus, entre eles 8 médicos. Ao todo, Cascavel tem 251 médicos contratados e 32 deles estão afastados, quase 13% do total.
Reportagem Eduardo Simões