Todos os locais
Todos os locais
Ciência e saúde

Municípios discutem distribuição de vacinas para avançar nas idades

15 jul 2021 às 19:21
Por: Redação Tarobá News

Secretários de Saúde da região de Londrina discutiram nesta quinta-feira (15) a divisão de lotes de vacina contra a Covid-19 entre os municípios. Londrina, assim como outras cidades, vem sendo alvo de críticas pela lentidão para incluir novos grupos etários entre os prioritários na vacinação. Nem mesmo o post feito pela Secretária Municipal de Saúde, informando que o município passou de 100 mil pessoas totalmente imunizadas, escapou das reclamações.

Londrina possui cinco locais de vacinação contra a Covid-19. O município conta com vários profissionais e sistema de atendimento agilizado, mas apesar de toda essa estrutura a velocidade da vacinação depende da chegada de mais doses.

Uma das críticas mais comuns é de que Maringá já está aplicando as doses em pessoas acima de 35 anos, enquanto aqui a faixa etária etária atendida por Londrina continua a partir dos 41 anos. Na semana passada, o secretário de saúde Felippe Machado confirmou que, apesar de ter uma população menor, Maringá recebeu mais doses e pediu que a diferença seja corrigida nas próximas remessas.

“Para cada situação temos um percentual estimado. Foi realizado um cálculo e a distribuição é realizada a partir disso. Mas entre uma estimativa e a realidade, a gente sempre tem lacunas importantes, por exemplo, municípios que têm aldeias indígenas receberam uma quantidade maior de vacinas, e algumas dessas aldeias reduziram o percentual de habitantes, então o município acabou ficando com um percentual maior de doses”, explicou a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes.

Nesta quinta-feira o Paraná recebeu mais uma remessa de vacinas. São 235.500 doses da AstraZeneca que serão separadas e distribuídas para todo o Estado. Dessas. 45 mil doses são exclusivas para moradores de quatro cidades da região de fronteira e o restante é separado para a reserva técnica. A região de Londrina, que geralmente fica com 10% do total, deve receber menos doses dessa vez.

“A proposta do Estado é que toda distribuição seja feita por idade e essas diferenças ficam mais evidentes. Então, a ideia é que municípios que estejam muito avançados nas idades recebam menos doses proporcionalmente aos municípios que estejam atrás neste quantitativo de idade”, disse Maria Lucia.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Ciência e saúde

Dia Nacional da Saúde: especialista elenca hábitos básicos para uma vida longa e saudável

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Paraná
Paraná

Acompanhe aqui os resultados das eleições em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.