Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Novo boletim da dengue aponta nova morte e mais de 2 mil casos em Londrina

13 abr 2023 às 19:46
Por: Assessoria de imprensa
Vivian Honorato/Arquivo NCom

A Prefeitura de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (13), o novo boletim epidemiológico, com dados atualizados sobre a situação da dengue na cidade. De acordo com o relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma nova morte foi confirmada na cidade. O acumulado de 2023 estão em 2.758 casos positivos de dengue, dentre um total de 17.952 notificações. Os dados abrangem da primeira semana de janeiro até hoje (13).


Do total de notificações, 3.118 foram descartadas e outras 12.076 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais. O novo óbito provocado pela dengue totalizou quatro mortes em todo o ano. O paciente, do sexo masculino, faleceu no dia 6 de abril, aos 69 anos.


Dado o cenário de alta de casos, principalmente nas últimas semanas, o secretário municipal de Saúde reforçou o pedido que cada morador atue dentro de sua casa para combater o mosquito Aedes aegypti. Além de transmitir a dengue, ele também é vetor de doenças como zika vírus e chikungunya. “Sem a adesão da população, não há como vencer essa luta contra a dengue. A cada ano, nossos levantamentos de incidência comprovam que a maioria dos focos está dentro dos imóveis, então bastam alguns minutos por semana para que cada um faça sua parte e elimine os pontos que acumulam água, para impedir a proliferação do mosquito”, citou.


E nesta sexta-feira (14), às 9h, o Comitê Gestor Ampliado da Dengue se reúne para divulgação dos dados sobre a dengue e discussão dos próximos encaminhamentos para o enfrentamento da doença. A reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Saúde, será realizada na Associação Médica de Londrina. O endereço é Avenida Harry Prochet, 1.055.


Para atendimento das centenas de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de dengue, a Prefeitura reorganizou a estrutura das unidades de saúde, ampliando o atendimento em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Dessa forma, as UBSs dos bairros Santiago, Maria Cecília, Vivi Xavier, Ideal e Ouro Branco, estão abrindo de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados das 7h às 19h, para receber exclusivamente esses pacientes.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?


E a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona 24 horas por dia, todos os dias, prossegue como referência para os casos de dengue. “Em todas as unidades exclusivas, reforçamos as escalas de médicos e demais profissionais, ampliamos o fornecimento de insumos e equipamentos, e também reorganizamos os espaços para que todos tenham mais conforto enquanto aguardam pelos atendimentos”, acrescentou Machado.


Mutirão – O boletim emitido pela SMS nesta quinta-feira (13) apontou que a região norte foi responsável por 42,5% das notificações de dengue; contra 22,5% da região oeste. A zona leste representa 13,4% do total; centro 11,9%; sul 8,1%; e distritos 1,6%.


Dado o avanço das notificações nos bairros da região norte, a Prefeitura realiza neste sábado (15) mais um mutirão Bota Fora contra a dengue. A atividade será concentrada no Jardim Athenas, onde estão localizados cerca de mil imóveis.


Na sexta-feira (14), o trabalho inicia com os agentes de Controle de Endemias, que percorrerão todas as ruas do Jardim Athenas orientando a população sobre o mutirão, e solicitando que removam todos os possíveis criadouros do Aedes e demais objetos que podem acumular água. Já no sábado (15), os itens descartados serão recolhidos pelas equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).


Serão recolhidos restos de construção, ferragens, pneus, móveis em madeira, louças sanitárias e demais objetos e itens com potencial de armazenar água. “Contamos com o apoio de toda comunidade. A região tem sofrido bastante com os casos de dengue, mas somente com o envolvimento de todos será possível bloquear o avanço da doença”, complementou o secretário municipal de Saúde.

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade
Cascavel e região

Mãe encontra filha de 21 anos morta em casa no Jardim São Francisco em Toledo

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.