O Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Londrina ficou lotado nesta terça-feira (23). No início da noite, muitas crianças que tinham chegado pela manhã ainda esperavam por atendimento. Pais relataram descaso com a situação.
“Até agora não fui atendido, cheguei as 11h45. Sempre que a gente vem para cá com a criança, o atendimento é péssimo. Meu filho passou pela triagem e ainda não passou pelo médico. Ele tem um ano e meio e tá com muita dor de garganta”, disse um dos pais.
Na recepção, é possível consultar a escala de profissionais atendendo e constam quatro médicos em serviço. Na semana passada, o secretário de Saúde, Felippe Machado, garantiu que as situações eram pontuais e não constantes.
De acordo com o secretário, com a diminuição dos números da Covid-19 e o retorno das aulas presenciais, é natural o aumento na procura pelo atendimento. “É natural que com a volta às aulas haja o aumento da demanda. Há uma dificuldade em relação ao médico pediatra, não é um profissional que com facilidade a gente consiga agregar ao quadro da Secretaria de Saúde. Muitos chamados não vieram”, explicou
Com as reclamações dos pais, o Conselho Tutelar encaminhou a denúncia ao Ministério Público sobre a demora nas consultas no Pronto Atendimento Infantil. “Eu estive pessoalmente, levando meus filhos, encontrei aglomeração, falta de higiene, demora absurda no atendimento. E o Conselho Tutelar recebe diariamente a evasão desses pais, porque não tinha dinheiro para dar comida as crianças durante a espera, e não podemos fazer vista grossa para essa situação”, disse a conselheira tutelar Patrícia Mafalda.