Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Paraná vai avançar no combate ao fumo

31 jul 2019 às 12:20
Por: Redação Tarobá News

O deputado Romanelli (PSB) disse, na terça-feira (30), que o novo projeto de lei que amplia as restrições ao cigarro no Paraná vem num momento "muito interessante" em que o Brasil se tornou referência global no combate ao tabagismo. "O Brasil conseguiu reduzir em 40% o número de fumantes e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se tornou o segundo país do mundo a cumprir o mais alto nível das seis medidas de controle do tabaco recomenda pela OMS", afirma.

"As leis restritivas foram muito importantes no combate ao tabaco e este novo projeto amplia a abrangência da Lei Antifumo no Paraná", completa Romanelli sobre o projeto de lei de sua autoria junto com o deputado Michele Caputo. O projeto proíbe o consumo de cigarros e produtos derivados do tabaco em ambientes de uso coletivo, abertos ou fechados, nas quais haja permanência ou circulação de pessoas, como estádios de futebol, praças, parques e praias.

“Propomos ampliar a lei porque os danos causados pelo cigarro não atingem apenas os fumantes. O tabagismo passivo, que é a inalação da fumaça de cigarros por não fumantes, também é um fator de risco, especialmente para crianças. A livre escolha de fumar termina quando prejudica o próximo, quando a saúde do outro fica exposta a riscos”, afirma Romanelli.

Fumo passivo - Segundo o deputado, o relatório da OMS aponta a redução do consumo como resultado direto das ações realizadas no país. Começando pelo tratamento do tabagismo oferecido pelo SUS. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2005 e 2016, quase 1,6 milhão de brasileiros realizaram o tratamento de cessação do tabaco na rede pública de saúde.

O fumo passivo, segundo Romanelli, é uma preocupação dos agentes públicos e levou o aperfeiçoamento da legislação antifumo. O Brasil hoje se tornou o primeiro país com uma população acima de 100 milhões 100% livre de fumo. A lei 12.546/2011, que proíbe o ato de fumar em locais fechados (públicos e privados). “Completamos 10 anos da Lei Antifumo no Paraná e precisamos avançar mais e proibir também o consumo de tabaco em locais abertos”, diz.

Outras notícias

Canetas emagrecedoras podem causar perda severa de massa muscular

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Romanelli considera que a lei antifumo aprovada no Paraná em 2009, entre outras leis estaduais e municipais, abriu caminho para a criação da lei federal. “A lei paranaense é pioneira. Várias outras iniciativas foram igualmente importantes, como a proibição de publicidade nos meios de comunicação de massa e a oferta de tratamentos contra o tabagismo na rede pública de saúde" disse. 

Tabagismo - O deputado acredita que o projeto de lei será aprovado na CCJ e depois pelos deputados no plenário do legislativo. “O projeto atualiza a lei que foi muito bem aceita pela população e alcançou resultados extraordinários com a redução de fumantes no estado e no país. Além de estimular as pessoas a abandonarem o vício, buscamos coibir o consumo com a maior limitação dos espaços. É uma medida de saúde coletiva”, explica.

Já o deputado Michele Caputo, ex-secretário de Saúde do Paraná de 2011 a 2018, lembra que o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e responsável por mais de dois terços das mortes pela doença no mundo. “No Brasil, esse câncer é o segundo mais frequente, com registro de 27.833 mortes em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde", disse. 

"O Instituto Nacional do Câncer estima que até o final de 2019 sejam registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquios e pulmão. Por isso a importância de ampliarmos o alcance da lei, proibindo também o uso do tabaco em ambientes abetos”, pondera Michele Caputo.


ALEP

Veja também

Relacionadas

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Patrulha Rural na PR-445

Paraná
Paraná

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.