A Prefeitura de Rolândia fez um ato simbólico na manhã desta segunda-feira (11) que marcou o encerramento do processo de intervenção municipal sobre o Hospital São Rafael, que teve início em setembro de 2015.
A intervenção foi necessária por causa das dívidas do hospital, considerado a principal referência na região de Rolândia, que estava sob risco de fechamento, quando o Município assumiu a administração do local.
O Hospital São Rafael atende uma região de 130 mil habitantes, que engloba 10 cidades, sendo a referência de urgência e emergência, além do serviço de maternidade.
“Foi fundamental naquele momento, a decisão da prefeitura em fazer a intervenção administrativa, já que tinha até processo ético de CRM para fechamento do hospital”, relatou o interventor Paulo Boçois.
Ele lembrou que em 2016 foi aprovada lei estadual que subsidiou o São Rafael por 48 meses, sendo que o aporte foi encerrado em 2020.
“Nessa construção, o hospital ampliou seu portfólio de serviço para fazer um novo contrato e hoje temos um acordo maior com o Estado para a prestação desses serviços. Nisso se equilibrou a parte financeira. Na parte econômica, que são passivos, ainda estamos administrando, mas existe um projeto para zerar o passivo nos próximos 10 anos”, avaliou.