Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Projeto coloca Cascavel no Sistema Nacional de Segurança Alimentar

08 abr 2019 às 15:17
Por: Redação Tarobá News

Cascavel deve passar a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a partir da aprovação do anteprojeto de lei 22/2019. O projeto foi aprovado hoje (08) em primeira discussão, por unanimidade, e volta para ao plenário da Câmara de Vereadores para segunda e última votação, na sessão ordinária desta terça-feira (09).

De autoria do Executivo, o projeto estabelece os componentes de Cascavel, que são a Conferência Municipal de Segurança Alimentar; o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cascavel (Comsea) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Cascavel (Caisan).

Conforme a mensagem de lei encaminhada aos vereadores pelo Executivo, na justificativa do projeto, com o estabelecimento dos componentes do município no Sistema, Cascavel passa a atender os princípios e diretrizes da legislação federal que garante o Direito Humano à Alimentação Adequada. A segurança alimentar e nutricional, de que trata a legislação, consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural de alimentos típicos das regiões, quais sejam, ambiental, econômica e socialmente sustentáveis.

Ainda conforme a mensagem de lei do Executivo, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cascavel será convocada em no máximo quatro anos, pelo Conselho Municipal (Comsea), tendo por objetivo apresentar proposições e diretrizes de prioridades para a política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como proceder a sua revisão, em consonância com a Política e o Plano Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Conselho Municipal (Comsea), é constituído como um órgão permanente, colegiado e vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de propor, acompanhar e monitorar em regime de colaboração com os demais integrantes do Sisan, a implementação e a convergência de ações inerentes à Política Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar.
Já a Câmara Intersetorial, como o terceiro componente municipal no Sistema Nacional (Sisan), também vinculada à secretaria de Saúde do município, tem por finalidade promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da administração pública municipal afetos à área de segurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Imprensa/CMC

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Canetas emagrecedoras podem causar perda severa de massa muscular

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Ciência e saúde

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Tarobá Cidade

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Patrulha Rural na PR-445

Paraná
Paraná

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.