Para marcar a campanha “Setembro Verde”, que busca a conscientização sobre a doação de órgãos, a Irmandade Santa Casa de Londrina instalou um painel onde mensagens são escritas estimulando a ação. “Coragem”, “amor” e “vida”, são três das inúmeras palavras escritas por funcionários, pacientes e visitantes.
O painel tem formato de livro para transmitir a mensagem de que a pessoa assume o protagonismo da sua vida ao informar à família o desejo de ser um doador de órgãos. Além disso, quem recebe o transplante também tem a chance de reescrever sua história.
O painel já passou pela Santa Casa e nesta sexta vai para o Hospital Matter Dei. O objetivo é convidar quem está no local a uma reflexão sobre o tema. O espaço também tem um código de qr code que redireciona para um e-book com depoimentos e informações sobre a doação de órgãos
Segundo dados da associação brasileira de transplantes de órgãos, em 2021, o Paraná teve 213 doações, que resultaram em 353 transplantes de órgãos e 365 de córneas. Mas de acordo com a secretaria estadual de saúde, 2.459 pessoas ainda aguardam por uma doação.
Em Londrina, a Santa Casa é um das instituições que faz esse tipo de procedimento. Até setembro de 2021 foram 370 transplantes de rins e 67 de coração.
Por mês, são realizadas de quatro a cinco abordagens à famílias de pessoas que tiveram morte cerebral no hospital. Aproximadamente 80% concordam com a doação dos órgãos.