Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro, já está imunizando a população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19. A cidade tem cerca de 3.500 moradores e vacinou 2.502 deles.
De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família, Rosimeiry Rubio, falta apenas vacinar 68 pessoas para que a cidade termine a imunização com a primeira dose no público acima de 18 anos.
O município conseguiu ampliar a cobertura de vacinação devido a doses remanescentes, pois algumas pessoas estavam em dois tipos de grupos prioritários. “A gente viu que alguns grupos se sobrepõe ao outro. Por exemplo, o idoso acaba tendo comorbidade, às vezes um caminhoneiro é idoso, então houve essa sobra da vacina e nós resolvemos ampliar a faixa etária para pessoas acima de 18 anos”, explicou a enfermeira.
A vacinação avançada tem trazido reflexos positivos para o município. De acordo com Rosimeiry, houve uma grande redução em relação ao número de casos. Hoje, em média, são confirmados de dois a três casos de Covid por dia. “Nós tivemos 12 óbitos desde o início da pandemia e há mais de um mês nós não temos óbito. A gente observa que com a imunização diminuiu a gravidade da doença, pois não tivemos nenhum paciente que precisou ser hospitalizado após a imunização”, comemora.