Todos os locais
Todos os locais
Ciência e saúde

Saúde atualiza orientações sobre a vacina Covid-19 para gestantes e puérperas

12 jul 2021 às 21:30
Por: Redação Tarobá News
Foto: Ari Dias - Agência Estadual de Notícias (AEN) -

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou, nesta segunda-feira (12), uma série de orientações, referentes à vacinação contra a Covid-19, para gestantes e puérperas. As normas baseiam-se na Nota Técnica n2/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, bem como a Nota Técnica no 02/2021, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná.

De acordo com os novos documentos, as gestantes e puérperas a partir dos 18 anos, com ou sem comorbidades, são consideradas como grupo prioritário e devem ser vacinadas contra a Covid-19.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, as gestantes e puérperas que ainda precisam receber a primeira dose da vacina deverão obter uma carta médica que autoriza a vacinação. “Essas mulheres devem passar por avaliação pelo médico que as atende, e precisarão apresentar a prescrição médica no ato da vacinação, assim como a carteirinha de gestante ou a certidão de nascimento que comprove que o parto foi feito nos últimos 45 dias. Porém, as gestantes e puérperas que iniciaram o esquema vacinal antes da publicação das novas normas não precisam da carta médica para receber a segunda dose”, frisou.

Os imunizantes aplicados nesse público somente podem ser das marcas Coronavac/Butantan ou Pfizer BioNTech/Comirnaty, que não possuem vetor viral.  É importante ressaltar que a fase de lactação não é considerada prioritária para a vacinação. Porém, se a lactante tiver indicação para vacinação (grupo prioritário ou idade), a lactação não deve ser interrompida.

A vacinação poderá ser feita em qualquer fase gestacional, respeitando o intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e as demais vacinas do calendário vacinal da gestante. As gestantes e puérperas deverão acessar o site da Prefeitura e fazer seu cadastro, que será validado pela Secretaria de Saúde, por meio deste link. Após a validação, a data e horário para a vacinação deverão ser agendados pela mesma página.

A aplicação das doses em puérperas e gestantes está sendo realizada, exclusivamente, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da região norte, localizada na esquina da Rua Luís Brugin com a Avenida Saul Elkind. A unidade funciona de segunda-feira a domingo, sendo que as mulheres que fazem parte desses grupos são atendidas sempre às 8h30.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Ciência e saúde

Dia Nacional da Saúde: especialista elenca hábitos básicos para uma vida longa e saudável

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Motorista em marcha ré atropela idosa de 79 anos no Centro de Londrina

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto em canteiro central no Jardim Bandeirantes, em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.