Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Secretaria da Saúde reforça capacitação em febre amarela

24 jan 2019 às 19:27
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria de Estado da Saúde promove capacitação para alertar médicos e outros profissionais da área de saúde que trabalham no atendimento à população. O Estado ainda não registra casos da doença, mas o alerta foi dado pela ocorrência da morte de macacos em Antonina. A região está muito próxima da divisa com São Paulo, que já registrou a ocorrência de casos.

Nos dois últimos dias a Superintendência de Vigilância em Saúde realizou capacitação pontual nas 1ª e 2ª Regionais de Saúde (Região Metropolitana de Curitiba e Litoral) por serem as áreas mais próximas à divisa com o Estado de São Paulo, onde já foi comprovada a circulação do vírus e foi registrada a ocorrência de casos de febre amarela no Vale do Ribeira.

Em Paranaguá, os sete municípios da Regional que cuida do Litoral participaram da capacitação sobre as estratégias de vacinação e diagnóstico de casos suspeitos. Mais de 50 pessoas que trabalham com epidemiologia, atenção básica e ambiental participaram do encontro.

De acordo com o superintendente interino de Vigilância em Saúde, João Luís Crivellaro, os sintomas da febre amarela podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças, daí a importância do alerta às unidades.

Na quarta-feira (24) os técnicos da Vigilância recolheram os três macacos mortos na Reserva de Guaricica, em Antonina. De dois deles foi possível recolher material para descobrir a causa da morte, já que há suspeita de que seja febre amarela. As amostras foram enviadas para a Fiocruz-Paraná e os resultados devem ser conhecidos já na próxima semana.

Outras notícias

Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

Canetas emagrecedoras podem causar perda severa de massa muscular

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Na mesma quarta-feira, a Secretaria da Saúde enviou ofício à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo para restringir e controlar a circulação de pessoas nas matas da região litorânea. Por isso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já fechou, por 15 dias, as Unidades de Conservação Estaduais do Litoral a partir desta quinta-feira (24).

IMUNIZAÇÃO - A vacina contra febre amarela está disponível em todo o Estado e as pessoas com idades entre nove meses e 59 anos devem ser vacinadas, a não ser que já tenham sido imunizadas anteriormente.

A maior preocupação está no Litoral e nos municípios do Vale do Ribeiro por causa da proximidade com São Paulo. Mas nesta época do ano, com o aumento da movimentação de férias, as pessoas precisam tomar mais cuidado.

A médica veterinária Ivana Belmonte, da Vigilância Ambiental alerta a população para que não mate os macacos, uma vez que os bichos não transmitem a febre amarela. Ao contrário, eles servem de aliados, já que a morte deles é um importante sinalizador para a existência do mosquito com o vírus transmissor.

AEN

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Ciência e saúde

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.